Colagem

De baixo para cima: Irmãos Demilton, Dener, Fábio e Fabrício

De 5 de fevereiro a 6 de junho, os Irmãos Maristas Demilton Barbosa, Dener Souza, Fábio Soares e Fabrício Alves viverão experiência vocacional em Cochabamba, na Bolívia. Nesse período, participam do Itinerário Formativo de preparação para a profissão perpétua, que será realizada no final deste ano. Ao lado de outros vocacionados, eles aprofundarão o discernimento antes de dizer o sim definitivo à vida consagrada, em atividades e reflexões inspiradas no tema “Corações novos para um novo começo”.

Dentre os objetivos do encontro está a partilha com os Irmãos de outras províncias e culturas sobre os propósitos da consagração religiosa marista, ser espaço de paz e fraternidade, que contribua para valorização da vida e do caminho percorrido, e de vínculo profundo com Jesus. Nesse sentido, a programação está organizada em quatro módulos, o Integração, que prevê momentos de vida comunitária e conhecimento da região local; o Antropológico, com oficinas de crescimento pessoal, afetividade e sexualidade, além de exercícios espirituais; o Consagração, com aulas sobre o “Novo rosto do Irmão Marista”, “Vida de Irmão” e a experiência de missão, e o Unificação, acerca de carisma e projeto de vida.

“No itinerário, eu espero poder ter esse momento de retomar meus sonhos, que me fizeram optar por este estilo de vida, e poder rezar, com a proposta que nos for apresentada para esse tempo de caminhada formativa”, destaca Ir. Fábio Soares, que é de Ceará-Mirim/RN e hoje faz parte da comunidade do Juniorato, em Belo Horizonte/MG. O Irmão vem de trajetória vocacional que teve início na Pastoral da Juventude e Centro Marista de Juventude/CMJ.

Para o Irmão Demilton Barbosa, da Comunidade Marista Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha/ES, o momento preparatório para os votos perpétuos também será significativo. “Agora tenho a oportunidade de silenciar e rezar pedindo a Deus que me ajude a continuar sendo luz na vida das pessoas e da instituição. Que o desejo de continuar por toda a vida no Instituto Marista seja verdadeiro e audacioso”, define. Ele “abraçou” a vocação religiosa depois de ser aluno do Colégio Marista de Surubim/PE e ter contato com os Irmãos da unidade educacional.