DSC_0184

Das fontes ao novo começo”. Esse foi o tema do Retiro Provincial, realizado em Mendes/RJ, entre os dias 02 e 08 de janeiro, que reuniu Irmãos, leigas e leigos maristas de Champagnat. Em clima de celebração do bicentenário do Instituto, os participantes rezaram e refletiram sobre a história, missão e vitalidade do carisma.

A dinâmica da atividade contemplou momentos de oração, silêncio e reflexão pessoal. “É tempo oportuno para estreitarmos os laços, partilharmos a vida e, sobretudo, de recolhimento para adentrarmos no mistério de Deus e nos perguntarmos: ´O que tu queres de mim, Senhor, nesse tempo de graça para o Instituto Marista?´”, afirmou Ir. José Augusto Júnior, superintendente de Organismos Provinciais.

Estiveram presentes no retiro 72 irmãos e 26 leigas e leigos, em experiência de comunhão. “Gratidão, esta é a palavra que, para mim, ficará na memória e no coração. Os momentos de silêncio, reflexão, sorrisos, abraços e orações vivenciados foram essenciais para sentir, efetivamente, a espiritualidade marista”,  descreveu Priscilla Alves, educadora do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha/ES.

O Padre Fabiano Santos motivou o itinerário nos cinco dias, sobre a relação com Deus, a missão com o outro, a gratidão – num olhar para quem construiu a história marista até hoje – e a presença de Maria na vida de cada um e do Instituto. “Como foi bom e agradável participar do retiro. A leveza com que vivenciamos esses dias reforçaram os laços Maristas. Fica a certeza de que é, em contato com o outro, na missão diária, na relação comigo mesma e com Deus, que continuaremos rumo aos 300 anos”, afirmou a leiga convidada Kátia Rosado, coordenadora de Pastoral do Colégio Marista  São Vicente de Minas.

Fizeram parte do GT de preparação do retiro os Irmãos Adalberto Amaral, Pedro Jadir Melo e José Augusto Junior, o leigo e diretor do Colégio Marista São José – Barra, Edson Leite, e o Padre Fabiano Roberto Silva dos Santos.

Outros momentos celebrativos do Retiro:

• 11 jovens Irmãos renovaram os votos e dois jovens fizeram a primeira profissão religiosa, Julianderson André Ramos e Jarbas Rodrigues.
  • Irmão Rubens Falqueto foi enviado para a comunidade do noviciado da Região América Sul, em Cochabamba, na Bolívia. Em substituição a ele, o Ir. Joarês Pinheiro foi acolhido, oficialmente, pelos Irmãos da Província, como conselheiro provincial.
  • Ir. Antônio Holanda foi homenageado pelo jubileu de ouro. Ele celebrou, em 2016, 50 anos de Vida Religiosa.