EVEm 2017, quando entra na quarta edição, desde a abertura para participantes de outras instituições religiosas, a Escola Vocacional se consolida como referência na formação de animadores vocacionais para o acompanhamento dos projetos de vida das juventudes. De 17 a 21 de janeiro, 94 inscritos, de 50 congregações, entre Irmãos, Irmãs, padres e leigos, estarão reunidos em Ribeirão das Neves/MG, no Espaço Marcelino Champagnat, para o curso de extensão anual.

Promovido pela Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN, em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil/CRB Nacional e a Universidade Católica de Brasília/UCB, as aulas estão organizadas em três eixos, que intercalam conteúdo teórico e vivencial. O Bíblico Teológico abordará o itinerário do animador e do vocacionado, além de Maria como modelo de acompanhamento vocacional; o Vivencial e Metodológico trará informações sobre mídias sociais na Igreja e oficinas de dinâmicas, corporeidade e dança, e o Antropológico e Psicológico apresentará partilhas de experiências acerca de mediação de conflitos e sobre aspectos espirituais e psicológicos da vida.

Seis assessores conduzirão os trabalhos, sob a supervisão do Ir. Márcio Henrique Ferreira da Costa, coordenador da Animação Vocacional na PMBCN, e apoio de colaboradores. Foram convidados os Irmãos Maristas Afonso Murad, Alexandre Lôbo e Marcos Leite, a Irmã de Santa Maria Annette Ravenne, o filósofo Fábio Viviurka e os educadores Elizaneth Couto e José Ivaldo de Lucena. “De avanço, ao longo dos anos, percebo que os participantes estão mais envolvidos, favoráveis às discussões e com as aulas conseguiram motivar a animação vocacional onde atuam, com missão e trabalho em equipe”, destaca Carlos Romeiro, analista da animação vocacional.

Dentre as novidades da Escola Vocacional, este ano, está o lançamento dos cadernos vocacionais, voltados para animadores e vocacionados. Já conhecido na Província, o material passou por reformulação para ser comercializado ao público externo, dentro da perspectiva do itinerário com as etapas do despertar, discernir e cultivar, trabalhadas nos Momentos Presépio, Altar e Cruz.