Em celebração ao Dia Mundial da Criança, em 20 de novembro, a Fundação Marista para a Solidariedade Internacional/FMSI realizou iniciativa para chamar a atenção sobre os direitos da infância e promover o debate sobre o tema.
Nos meses precedentes, foi proposto aos estudantes do mundo marista refletir sobre as condições da infância e sobre a implementação dos direitos dos menores no próprio país, com especial atenção às recomendações feitas pelos órgãos da ONU encarregados da proteção dos direitos humanos. Os textos das crianças e jovens de seis países – Grécia, Haiti, Hungria, Líbano, Paraguai, Zimbabwe – foram enviados, em forma de e-mail, cada dia, até a data celebrativa, aos amigos, colaboradores e benfeitores da Fundação. Um modo para dar voz aos mais jovens e convidar a refletir sobre a condição de tantas crianças em relação aos problemas atuais.
O Dia Mundial da Criança é celebrado em 20 de novembro. Proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas – ONU, em 1954, foi criado para incentivar todos os países a instituir um dia oficial para: promover o intercâmbio mútuo e compreensão entre as crianças, adolescentes e jovens; iniciar uma ação para beneficiar e promover o bem-estar das crianças, dos adolescentes e jovens do mundo inteiro; celebrar o dia da infância, da adolescência e do jovem anualmente.
A data de 20 de novembro é também o aniversário da aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Jovem, no ano de 1959, na Assembleia Geral das Nações Unidas. A Convenção sobre os Direitos da Criança, do Adolescente e do Jovem também foi assinada no mesmo dia, em 1989.
Saiba mais sobre a iniciativa da FMSI na página do facebook da instituição.
Com informações da FMSI.