EJI

“O amanhã começa agora” é o tema do Encontro Provincial de Jovens Irmãos, que será realizado, de 11 a 15 de novembro, no prédio da antiga Comunidade Marista da Tijuca, no Rio de Janeiro/RJ. O evento acolherá 17 participantes, que já fizeram os primeiros votos e aqueles com até dois anos de profissão perpétua, além do Ir. Adalberto Amaral, vice-provincial da Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN; o Ir. José Augusto Júnior, superintendente de Organismos Provinciais, e os assessores Rubens Pessoa, do Colégio Marista São José – Barão de Mesquita, e Rosemary Fernandes da Costa, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio.

“O objetivo é olharmos o projeto de vida para construirmos os horizontes da consagração. Olharmos o futuro, considerando ao legado marista e cristão”, lembra Ir. Júnior. Nesse sentido, a metodologia de trabalho foi inspirada no Museu do Amanhã, na capital carioca, que traz na exposição principal narrativa estruturada em cinco grandes áreas: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós. Os nomes e a simbologias serão utilizados nos momentos de formação.

Assim, estão previstas reflexões acerca da história do Instituto Marista, com a construção de linha do tempo, a partir de fatos marcantes e a relação deles com a trajetória de vida dos Irmãos; análise da atuação nas realidades onde vivem e discussões acerca dos caminhos para o futuro, sonhos e projeto pessoal de vida. “O encontro foi pensado de forma lúdica, com reflexões a partir da experiência de cada um na construção do projeto de vida. Estou feliz com a possibilidade do reencontro e poder partilhar o que vivemos e sentimos”, lembra o Ir. Gustavo Ribeiro, da Comunidade Marista do Juniorato, em Belo Horizonte/MG, que também auxiliou no planejamento do evento. O lema escolhido foi “Vocês sabem interpretar a aparência do céu, mas não conseguem interpretar os sinais dos tempos” (Mt, 16, 3b ou Salmo 104,4). A programação traz, ainda, orações e noites de partilha e cultural.