Representantes da Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN participaram, nos dias 21 e 22 de novembro, em Brasília/DF, do 1º Fórum Nacional de Agentes de Pastoral da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil/ANEC, em Brasília/DF. O objetivo do evento foi reunir os pastoralistas que atuam nos segmentos da Educação Básica e do Ensino Superior, com o intuito de refletir a dimensão pastoral e dinamizar o caminho de comunhão e articulação da Pastoral da ANEC, nos estados e em âmbito nacional.
“As reflexões do Fórum foram marcantes sobre a dimensão pastoral no currículo, a partir da encíclica Laudato Si. Entendemos a necessidade de incluí-la nos planejamentos da escola e não só de grupo específico”, lembrou o Ir. Paulo Soares, coordenador de Evangelização da Província. Na visão dele, ainda, o professor e demais sujeitos precisam, também, estar em pastoral. Na programação, a equipe da PMBCN apresentou três experiências/cases e a analista Cleunice Mota conduziu oficina sobre projeto de vida.
Dentre as práticas partilhadas, a analista Nayraline Barbosa demonstrou os resultados do itinerário da PMBCN com as infâncias, que abrange mais de 14 mil crianças e famílias. A iniciativa promove o fortalecimento e amadurecimento na fé a partir de ações e projetos como o Amar – Acolhida Marista, Amiguinhos de Champagnat, Semar – Sementes Marista, Infância Missionária e Catequese de iniciação à eucaristia. A coordenadora de pastoral do Colégio Marista São José – Montes Claros, Aparecida Vieira, abordou o trabalho realizado na Missão Marista de Solidariedade/MMS, experiência de inserção social em que são visitadas comunidades em situação de vulnerabilidade social. Em outro momento, Luciana Candida, agente de pastoral, falou sobre o espaço juvenil como atrativo para maior participação dos jovens nas atividades pastorais do Colégio Marista Palmas/TO.