Foto-oficial2-001A reunião da equipe de implementação da Região América Sul teve início na sexta-feira (02/09), no Centro Marista de Formação Vila Champagnat, em Brazlândia (DF). Participam do evento, até o dia 05 de setembro, Irmãos e leigos de cinco Províncias e um Distrito presentes na Argentina, Bolívia, no Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. Os sete países integram a nova região do Instituto Marista criada, em fevereiro de 2016, em Florianópolis (SC), com o objetivo de fortalecer a atuação Marista nessas localidades. É fruto, também, do reordenamento do Instituto para concretizar o Projeto de Novos Modelos de Animação, Governança e Gestão.

O provincial da PMBCN, Ir. Ataide José de Lima, fez a abertura oficial da reunião. Na oportunidade, ele agradeceu o trabalho realizado pela equipe. “Vocês são os dons que os cinco provinciais cederam ao Instituto Marista para trabalhar no projeto de criação da região”, destacou. O objetivo da reunião em Brazlândia é discutir o andamento dos projetos estratégicos da nova região, com foco nas pessoas e estruturas, e finalizar os textos para a apresentação aos provinciais e vice-provinciais, em encontro marcado para o mês de outubro deste ano, em Curitiba (PR). Juntos, os sete países que agora integram a Região América Sul representam 240 mil crianças, adolescentes e jovens atendidas, 538 Irmãos e 35 mil leigos.

Pela manhã, o grupo se dedicou aos debates acerca dos projetos prioritários, que envolvem iniciativas com foco em itinerário vocacional, animação vocacional regional, identificação de experts, visão, princípios e prioridades da região, modelo operativo, rede de escolas e plano de comunicação, rede de economato e noviciado provincial. Marcelo Cordeiro, leigo da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, apresentou à equipe de trabalho a primeira versão do texto com a visão e os princípios para a região. Logo depois, o Irmão Patricio Pino, da Província Santa Maria de Los Andes, descreveu os objetivos estratégicos do projeto para a área da Animação Vocacional de Irmãos e Leigos. Em março de 2017, no Uruguai, será realizada a última reunião da equipe, para apresentação, deliberação e implantação dos projetos.

O secretário-executivo da União Marista do Brasil/UMBRASIL, Ir. Valter Zancanaro, também esteve na reunião para diálogo com a equipe sobre a atuação da instituição interprovincial, que servirá de inspiração ao modelo operativo em elaboração pela equipe.

A equipe de trabalho da Região América Sul conta com Irmãos e leigos. São eles, o Ir. José Wagner Rodrigues da Cruz, vice-presidente das mantenedoras UBEE-UNBEC, e Maria Manuela Suassuna, superintendente de Desenvolvimento de Novos Negócios, ambos da Província Marista Brasil Centro-Norte; Ir. Jorge Gaio e Rony Ahlfeldt da Província Marista Brasil Centro-Sul; Ir. Deivis Fischer e Marcelo Cordeiro da Província Marista Brasil Sul-Amazônia; Ir. José Kuhn, Ir. Alberto Aparício e Inés May da Província Marista Cruz del Sur, Ir. Patrício Pino e Ernesto Reyes da Província Marista Santa Maria de Los Andes; e Luca Olivari do Instituto Marista (assessoria).