DSC_1842Refletir sobre as práticas evangelizadoras nas unidades e planejar programas, projetos e ações que deem vida a elas e aos princípios institucionais no Plano Pastoral Trienal 2016-2018. Esse foi o convite que a Superintendência de Organismos Provinciais, por meio do Comitê de Pastoral, em parceria com a Gerência Educacional, fez às equipes diretivas, pedagógicas e pastorais na videoconferência realizada no dia 31 de agosto.

Depois de momento de escuta de sete participantes sobre o significado da Escola em Pastoral, a gerente educacional Jaqueline de Jesus fez apresentação acerca do tema, que incide nas práticas pedagógicas. “Ela tem como centro a missão marista e os estudantes, nossos pontos de confluência. Aprendemos com Champagnat que educamos pelo exemplo e testemunho, e temos Jesus Cristo como modelo”, destaca a gestora.

Na visão do Ir. Paulo Soares, coordenador de Evangelização, a partir do olhar para o Cristo, que agia em comunidade, na Escola em Pastoral todos são protagonistas. “Precisamos impregnar o conteúdo de sentido, com o diálogo com as crianças e adolescentes, de forma que se reflita no clima e nas relações”, relembra o Irmão. A partir das considerações, ele repassou aos participantes as orientações para a elaboração do Plano Pastoral Trienal nos colégios e escolas, em sintonia com as prioridades provinciais para os próximos três anos.

O documento, que deverá ser entregue até o dia 26 de outubro, constará de iniciativas em curto, médio e longo prazo e de processo avaliativo contínuo, que permitirá verificar avanços, retrocessos e adequações. A estrutura foi planejada com os marcos iluminativo, a partir de sugestões de textos inspiradores; situacional, com a análise da realidade, e operativo, com a solicitação de dos programas, projetos e ações, além do orçamento pastoral. O material dever se elaborado também com o olhar das equipes pedagógicas e diretivas.