O encerramento da reunião da equipe de implantação da Região América Sul foi marcado por planejamento e avaliação nesta segunda-feira (05/09). No Centro Marista de Formação Vila Champagnat, em Brazlândia/DF, o grupo se dedicou à elaboração dos cronogramas de trabalho do encontro com os provinciais, que será realizado de 27 a 31 de outubro deste ano, em Curitiba/PR, para a apresentação dos projetos estratégicos da Região, e com os conselhos provinciais, em Montevidéu, no Uruguai, em março de 2017, quando os documentos serão validados e terá início à implementação das ações.
Desde o dia 2 de setembro, doze representantes das províncias que compõem a Região América Sul estão reunidos para o fechamento dos projetos estratégicos sobre Visão e princípios, Animação Vocacional Regional, Rede de Escolas, Plano de Comunicação, Modelo Operativo, Noviciado Regional, Identificação de especialistas e Rede de Economatos. “Pudemos nos conhecer ainda mais, entender e trabalhar as diferenças. Que o espírito sopre para o que é mais vital à missão”, destaca Ir. Alberto Aparício, provincial da Província Marista Cruz del Sur.
Depois do olhar e das observações do provinciais acerca dos projetos, em outubro, a equipe de implantação fará as indicações sugeridas e, a partir de novembro, retornará os textos, a fim de que eles socializem o conteúdo com os respectivos conselhos provinciais. Assim, os conselheiros poderão deliberar sobreo material na reunião dos Conselhos Ampliados, que ocorrerá na capital uruguaia no ano que vem. “O desejo é que a Região traga vitalidade para as províncias. Precisamos pensar com vanguarda, profecia e vida”, avalia Ir. José Wagner Cruz, vice-presidente das mantenedoras UBEE-UNBEC.
A equipe de trabalho da Região América Sul é composta por ele e Maria Manuela Suassuna, superintendente de Desenvolvimento de Novos Negócios, ambos da Província Marista Brasil Centro-Norte; Ir. Jorge Gaio e Rony Ahlfeldt da Província Marista Brasil Centro-Sul; Ir. Deivis Fischer e Marcelo Cordeiro da Província Marista Brasil Sul-Amazônia; Ir. José Kuhn, Ir. Alberto Aparício e Inés May da Província Marista Cruz del Sur, Ir. Patrício Pino e Ernesto Reyes da Província Marista Santa Maria de Los Andes; e Luca Olivari do Instituto Marista (assessoria).
Criada em fevereiro de 2016, em Florianópolis/SC, a Região é fruto do reordenamento do Instituto Marista para concretizar o Projeto de Novos Modelos de Animação, Governança e Gestão e nasce da união de cinco províncias e um Distrito, presentes na Argentina, Bolívia, no Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.