Inicialmente, os Irmãos Maristas se inseriram na Santa Maria da Codipi com trabalhos informais e junto às escolas públicas. Com o passar do tempo, e para atender às demandas sociais, fundaram o Circuito Jovem Marista, que realizava atividades de apoio escolar, esportivas e culturais. O trabalho foi um dos principais responsáveis na pacificação das rixas entre bairros da grande região. 

Assim, o Centro de Juventude Marista – Circuito Jovem nasce sendo apoio de contraturno para as escolas públicas. Em virtude disso, a comunidade local, descobrindo a expertise institucional em gestão escolar, e diante da carência de escolas de Ensino Médio locais, solicita a mudança de natureza da Instituição Socioeducativa para uma Escola de Ensino Médio.

Em 1º de abril de 2011, surge a Escola Marista Champagnat – Teresina, atendendo gratuitamente, de forma integral, mais de 400 jovens da grande Santa Maria da Codipi.  

A maioria dos estudantes também são atendidos pelos programas do CADUNICO e/ou atendem as exigências de bolsa social, 100% gratuitos, o que configuram o perfil de situação de vulnerabilidade.  Somos uma Unidade que prima pela qualidade dos serviços, por meio de grade curricular diferenciada, acompanhamento individualizado, alimentação, fardamento, material escolar e formação integral com atividades diversificadas em formação de valores humanos, de pesquisa, esporte e artes.

Como resultado, a cada ano aumenta-se o índice de estudantes que ingressam nas universidades públicas e contribui-se para uma região mais humanizada. Tem estrutura simples, mas digna e acolhedora. Acresce, ainda, participação em todas as olimpíadas de conhecimento, formação de grupos de reflexão, de pesquisa e estudo nas diversas ciências e suas tecnologias.  Também, se dispõe a mediar projetos sociais e apoiar iniciativas que favorecem o bem comum da comunidade local. Irmão Alexandre Lucena Lôbo está à frente da direção da Escola.