PRÉ-MÉDIO (9º  ANO EF) E ENSINO MÉDIO

Estudantes do 3º ano EM

  • Aulões Interdisciplinares– aprofundam as aprendizagens / consolidam os conhecimentos / revisitam conteúdos numa perspectiva interdisciplinar no processo de preparação rumo ao Enem, Sistema Seriado de Avaliação – SSA e vestibulares diversos.
  • Aulões Temáticos– visam ampliar o conhecimento construído, oportunizando momentos de aprofundamento. Oferecidos, ao longo do ano, contemplam temáticas de interesse dos estudantes e/ou indicadas pelos professores considerando sua relevância no contexto contemporâneo e na perspectiva do Enem e do SSA/UPE.
  • Bancas de Estudos– espaço de aula semanal, ministrada por professores Maristas, e voltado para os estudantes do Pré-Médio e do 1º ano do Ensino Médio que apresentam lacunas em sua aprendizagem nos componentes de Física e Matemática.
  • CHAMAR Marista– encontro de jovens maristas, tem por objetivo aprofundar a fé, a espiritualidade, o testemunho cristão na vivência dos princípios e valores evangélicos, na inspiração das virtudes de Maria e do carisma de São Marcelino Champagnat.
  • Encontros de Formação – espaçotempos para garantir a formação dos estudantes na perspectiva dos valores humanos e cristãos e na vivência da mística Marista.
  • Aulas de Campo / Excursões Pedagógicas – visam garantir aos estudantes a ampliação e o aprofundamento dos conhecimentos construídos em sala de aula, aprendendo in loco sobre tópicos dos conteúdos programáticos, bem como o fortalecimento das relações interpessoais.

Estudantes do Pré-médio

  • Intercâmbio Marista – experiência que permite aos estudantes vivenciarem outras culturas e os convida a refletir sobre os elementos comuns e integradores no Brasil e no Mundo Marista. Roteiros (Canadá, Estados Unidos e Irlanda) com três semanas de curso de inglês e atividades culturais e de imersão.
  • Jogos Internos Marista (JIM) – evento esportivo que proporciona aos estudantes a vivência da socialização e do espírito de equipe, contemplando as dimensões pastoral, esportiva e cultural e estimulando a cooperação, a interação, o respeito às diferenças e a construção de atitudes éticas e transparentes entre todos.
  • Oficina de Textos – objetiva trabalhar textos em prosa do tipo dissertativo-argumentativo sobre temas contemporâneos de ordem social, científica, cultural ou política e proporcionar, aos estudantes do Ensino Médio, um maior desenvolvimento nas 05 (cinco) competências explicitadas na Matriz de Referência do Enem para Redação.
  • Olimpíadas Maristas de Língua Portuguesa e Matemática / Olimpíadas de Conhecimento – incentivam o exercício da autoria, do protagonismo e da criatividade, contribuindo para a melhoria do desempenho de cada um deles nos diversos componentes, favorecendo o enriquecimento do currículo acadêmico e objetivando sua preparação para o Enem e o SSA/UPE.

Sistema Marista de Educação – SME

  • Projeto de Orientação Profissional– foco na preparação do estudante para a escolha profissional de forma assertiva, consciente e responsável, a partir da construção de seu projeto de vida, compreendendo palestras, encontro com profissionais das universidades e faculdades de referência na cidade do Recife, visitas a instituições acadêmicas e a espaços profissionais diversos.
  • Projeto Rumo ao Enem, SSA/UPE e Vestibulares constitui-se de ações de preparação, incentivo, acompanhamento e suporte na vivência das provas do Enem, SSA/UPE e vestibulares, compreendendo esses momentos como de fundamental importância e de impacto significativo na vida do estudante do Ensino Médio.
  • Projeto Vivendo o Folclore / Festa do Folclore– instituído com a finalidade de construir, no Colégio, espaços e momentos de valorização da cultura e da arte popular, oportuniza aos estudantes de 1º e 2º anos do Ensino Médio conhecerem múltiplos aspectos de diferentes povos ou regiões, especialmente no campo da dança e socializarem o conhecimento construído com a comunidade escolar, desenvolvendo competências e habilidades na relação entre a cultura popular e o saber científico, na construção da autonomia, no respeito ao outro, na valorização do trabalho coletivo e no fortalecimento do vínculo afetivo entre os componentes da turma.
  •  Simulados Sistema Marista de Educação – FTD / Simulado Provincial Marista – objetivam realizar a avaliação diagnóstica de competências e habilidades desenvolvidas ao longo do ano letivo, constituindo-se como possibilidades para que os estudantes avaliem seus processos de aprendizagem e percursos de estudo.
  •  Sistema Marista de Educação (SME) – os materiais são elaborados seguindo uma sequência de conteúdos que respeitam cada ano de escolaridade a que se destinam. Busca-se integrar conhecimentos e formação de valores aos recursos impressos e digitais, com o objetivo de estabelecer um processo de ensino-aprendizagem dinâmico e coerente para o estudante, preparando-o não apenas para os desafios da vida acadêmica, mas formando cidadãos conscientes e atuantes. Oferece livros, encartes interdisciplinares, propostas de redações e simulados.

Projeto SIM

  • Simulação Internacional Marista (SIM) – projeto de desenvolvimento de simulações de comitês da Organização das Nações Unidas (ONU), nas unidades educacionais do Marista Centro-Norte. As simulações da ONU são projetos desenvolvidos em instituições de ensino no Brasil e no mundo, nos quais os estudantes atuam como delegados da ONU, dentro de comissões específicas, escolhidas de antemão pelos próprios estudantes, em situações-problema, nas quais devem atuar e defender os interesses dos países e/ou das instituições por quem atuam. Durante o processo, os estudantes são incentivados a “se engajarem na elaboração de agendas globais ou na solução de disputas e conflitos internacionais”. Trata-se de uma excelente e instigante ferramenta de reflexão sobre o mundo em uma escala ampliada, sobre política e relações internacionais, contribuindo para uma formação mais abrangente e atualizada do estudante, bem como para o desenvolvimento do protagonismo juvenil.