• AULÕES INTERDISCIPLINARES  – objetivam revisitar conteúdos numa perspectiva interdisciplinar e dinâmica no processo de conclusão do ano letivo, integrando estudantes, professores e NAP, para a participação no Enem, SSA/UPE e vestibulares.

  • AULÕES TEMÁTICOS – visam ampliar o conhecimento construído, oportunizando momentos de aprofundamento. Oferecidos, ao longo do ano, contemplam temáticas de interesse dos estudantes e/ou indicadas pelos professores considerando sua relevância no contexto contemporâneo e na perspectiva do Enem e do SSA/UPE.
  • AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DO SISTEMA MARISTA DE EDUCAÇÃO E O SIMULADO PROVINCIAL MARISTA ENEM – avaliações externas com o objetivo de preparar os estudantes de 1º, 2º e 3º anos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aprimorando a reflexão, as habilidades e competências dos conteúdos aprendidos e fornecendo indicadores de acordo com as expectativas de aprendizagem estabelecidas pelas Matrizes Curriculares Maristas em consonância com o Enem.
  • BANCAS DE ESTUDOS – espaço de aula semanal, ministrada por professores Maristas, e voltado para os estudantes do 1o ano que apresentam lacunas em sua aprendizagem nos componentes de Física, Matemática e Química.
  • CHAMAR MARISTA – encontro de jovens Maristas, objetiva aprofundar a fé, a espiritualidade, o testemunho cristão na vivência dos princípios e valores evangélicos, na inspiração das virtudes de Maria e do carisma de São Marcelino Champagnat.
  • INTERCÂMBIO MARISTA – experiência que permite aos estudantes vivenciarem outras culturas e os convida a refletir sobre os elementos comuns e integradores no Brasil e no Mundo Marista. Dois roteiros (Canadá e Irlanda) com três semanas de curso de inglês e atividades culturais e de imersão no período de férias.
  • OFICINA DE TEXTOS – objetiva trabalhar textos em prosa do tipo dissertativo-argumentativo sobre temas contemporâneos de ordem social, científica, cultural ou política e proporcionar, aos estudantes do Ensino Médio, um maior desenvolvimento nas 05 (cinco) competências explicitadas na Matriz de Referência do Enem para Redação.
  • OLIMPÍADAS MARISTAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA / OLIMPÍADAS DE CONHECIMENTO – direcionadas, aos estudantes do Ensino Médio, incentivam o exercício da autoria, do protagonismo e da criatividade, contribuindo para a melhoria do desempenho de cada um deles nos diversos componentes, favorecendo o enriquecimento  do currículo acadêmico e objetivando sua preparação para o Enem e o SSA/UPE.

  • PROJETO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL – foco na preparação do estudante para a escolha profissional de forma assertiva, consciente e responsável, a partir da construção de seu projeto de vida, compreendendo palestras, encontro com profissionais das universidades e faculdades de referência na cidade do Recife, visitas a instituições acadêmicas e a espaços profissionais diversos.

  • PROJETO RUMO AO ENEM, SSA/UPE E VESTIBULARES – constitui-se de ações de preparação, incentivo, acompanhamento e suporte na vivência das provas do Enem, SSA/UPE e vestibulares, compreendendo esses momentos como de fundamental importância e de impacto significativo na vida do estudante do Ensino Médio.
  • PROJETO VIVENDO O FOLCLORE / FESTA DO FOLCLORE – instituído com a finalidade de construir, no Colégio, espaços e momentos de valorização da cultura e da arte popular, oportuniza aos estudantes de 1º e 2º anos do Ensino Médio conhecerem múltiplos aspectos de diferentes povos ou regiões, especialmente no campo da dança e socializarem o conhecimento construído com a comunidade escolar, desenvolvendo competências e habilidades na relação entre a cultura popular e o saber científico, na construção da autonomia, no respeito ao outro, na valorização do trabalho coletivo e no fortalecimento do vínculo afetivo entre os componentes da turma.
  • SISTEMA MARISTA DE AVALIAÇÃO (SIMA) – avalia a eficiência dos processos educativos no contexto escolar e contribui na qualificação da prática educativa. Aplicado, anualmente, aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio.
  • SISTEMA MARISTA DE EDUCAÇÃO (SME) – são elaborados seguindo uma sequência de conteúdos que respeitam cada ano de escolaridade a que se destinam. Busca-se integrar conhecimentos e formação de valores aos recursos impressos e digitais, com o objetivo de estabelecer um processo de ensino-aprendizagem dinâmico e coerente para o estudante, preparando-o não apenas para os desafios da vida acadêmica, mas formando cidadãos conscientes e atuantes. Oferece livros, encartes interdisciplinares, propostas de redações e simulados.