ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(2º AO 5º ANO)

  • DIMENSÃO PASTORAL PEDAGÓGICA – A pedagogia Marista integra a formação cristã, ética, afetiva, social, política e cognitiva na perspectiva de alteridade e cultura da paz. Apresenta um estilo educativo próprio, diferenciando-se pela presença e pelo espírito de família. Incentiva a experimentação e a criatividade, rumo ao despertar científico e acadêmico, tornando o estudante protagonista em prol da construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  • DISCIPLINA ESCOLAR – Olhar atento da equipe pedagógica, com dinâmicas de grupo, escuta coletiva e individual; reunião sistemática com a equipe de professores e em diálogo permanente com a família, favorecendo o acompanhamento do estudante com foco na disciplinapreventiva e na construção de um sujeito ético, cristão e capaz de respeitar o próximo.
  • EDUCAÇÃO FINANCEIRA – Fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os anos iniciais ( 2º ao 5º anos) estarão vivenciando de maneira contextualizada a temática “Educação Financeira”, objetivando conscientizar os(as) estudantes sobre o controle dos gastos (poupar), planejar e consumir de maneira consciente, considerando os aspectos sócio-emocionais que envolvem a dinâmica das atividades desenvolvidas.
  • EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DE PROFESSORES – Professores comprometidos com o processo de aprendizagem do estudante, demonstrando compromisso e envolvimento com a Filosofia Marista e bom relacionamento interpessoal com estudantes e famílias.
  • FOCO NOS PROCESSOS DE LETRAMENTO – Criação de um Caderno de Produção Textual utilizado para favorecer a aprendizagem de procedimentos e estratégias de registros escritos, por meio da diversidade de gêneros textuais previstos na matriz curricular do Brasil Marista, construindo as competências leitora e escritora com foco nas construções das Redações.
  • FORMAÇÃO CIDADÃ – formação integral do estudante, para que ele conheça a si próprio, o outro e os contextos culturais, atuando de forma solidária, crítica e ética no mundo,  através de aula de campo, de exposições culturais,  Dia  Cívico, de feira de livros, de interação nas atividades dentro e fora de sala de aula, de Projeto de Liderança, desenvolvendo, assim, o protagonismo infantil e sentimento de pertença.
  • PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA – Desenvolvido em parceria com a Zoom Education, este programa cria um ambiente favorável à aprendizagem do estudante, mobilizando criatividade, autonomia, solução de problemas e tecnologia, socialização e trabalho em equipe, a partir da utilização dos recursos do referido programa.

Atividades na biblioteca

  • ROTINA DE ESTUDOS – processo de ensino focado na aprendizagem nos estudos e estabelecimento de um horário de estudo diário, junto ao estudante, contribuindo para a construção de uma autonomia efetiva.
  • SOCIALIZAÇÃO – Os estudantes maristas são sujeitos de sua aprendizagem e têm como uma de suas funções a articulação do saber construído no espaço escolar com as experiências vividas e a troca dessas aprendizagens favorecendo a reelaboração de conceitos e o respeito às diferenças.