VESTIBULAR

O Ministério da Educação/MEC divulgou nesta quinta-feira (09/03) mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio/Enem 2017. As medidas anunciadas são resultado de consulta pública promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Inep e obteve cerca de 600 mil respostas. Dentre as principais mudanças estão a realização das provas em dois domingos consecutivos, no mês de novembro, e a descontinuação do ranking por escola.
A Gerência Educacional da Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN acompanha com atenção as informações divulgadas pelo Inep, que entrarão em vigor por meio de portaria no dia 24 de março. “A opção de aplicar as provas em dois domingos sucessivos evitará maior cansaço ao estudante, quando consideramos o nível de exigência das provas”, avaliou a gerente educacional da PMBCN, Jaqueline de Jesus. A consulta pública apontou percentual de 63,7% de respostas favoráveis ao formato anunciado, em contraponto ao modelo anterior de provas concentradas em um único fim de semana. A nova configuração atende, também, aos estudantes sabatistas, que guardam o sábado por motivos religiosos.
A descontinuação da divulgação do ranking por escola deverá impactar, ainda, na forma como os resultados são apresentados. A gerente, Jaqueline de Jesus, avalia esta medida como positiva, pois caberá à escola realizar a análise profunda do próprio desempenho, identificando avanços e necessidades. “Será importante o diálogo com toda a comunidade educativa para determinar estratégias futuras, sem o impacto de ‘rankings’publicados sem análise contextualizada”, ponderou. Do mesmo modo, a presidente do Inep, Maria Inês Fini, afirmou que esta era uma reivindicação antiga de especialistas, pois o Enem não foi criado para avaliar as instituições de ensino e sim os estudantes. “Ele é um dos indicadores de qualidade da escola, mas não pode ser visto como forma de avaliação da escola”, explicou.
As outras mudanças divulgadas referem-se ao uso do Enem como certificação do ensino médio, à isenção da taxa de inscrição e à segurança dos cadernos de questões e cartões de respostas. As inscrições para o Enem 2017 estão previstas para ocorrer entre 8 e 19 de maio. Já as provas deverão ser realizadas nos dias 5 e 12 de novembro, com a divulgação dos resultados em 19 de janeiro de 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar