Fundado em 18 de janeiro 2011, a Escola Marista Champagnat de Iguatu surge a partir da chegada dos Irmãos ao estado do Ceará, mais especificamente em Iguatu. Dentre as ações marcantes deste período destacam-se a presença dos Irmãos na comunidade desde 11 de fevereiro de 1991, fazendo um trabalho significativo de evangelização e educação com crianças adolescentes e jovens. A Escola se tornou referência em educação e, principalmente, no trabalho com Educação inclusiva. Atua na Educação Básica, na modalidade de Educação Infantil, com crianças de 3 a 5 anos de idade.

Nos últimos anos, a Unidade tem trabalhado com o foco no desenvolvimento de currículo inovador, permeado por valores como espírito de família, solidariedade e simplicidade. Nesse sentido, são desenvolvidos projetos como: MMS – Missão Marista de Solidariedade; SEMAR – Sementes Marista, que atende alunos da escola; PJM – Pastoral Juvenil Marista, com jovens e adolescentes da comunidade; AMAR –  acolhimento e o cuidado  com os que fazem parte da escola; Mariama – que trabalha valores humanos, carisma da Instituição e espiritualidade marista com os colaboradores; Formação Continuada de Professores, capacitação dos educadores em  uma perspectiva de apropriação e coletivação do conhecimento, tornando o educador um profissional preparado e envolvido no fazer pedagógico.

Na perspectiva da proposta educativa Marista, a Escola dispõe de educadores qualificados e ambiente favorável à aprendizagem, com uma estrutura ampla onde os nossos estudantes podem usufruir de uma educação evangelizadora, que respeita e valoriza os sujeitos, independentemente de sua cultura, raça, etnia e religião. Possui uma identidade própria que articula fé, cultura e vida, e atua no sentido de oportunizar o desenvolvimento, o protagonismo e a aprendizagem aos estudantes.

A Escola Marista de Iguatu atende, atualmente, cerca de 220 estudantes, da Educação Infantil. O Ir. Jair Emerson da Silva exerce a função de diretor geral, ao lado de Aldenir Alves de Souza, coordenadora pedagógica da Educação Infantil.