Page 19 - Tempo Integral - 2ª Edição
P. 19

Sendo assim, a dimensão da Orientação de Estudos propõe-se a desenvolver o protago-
               nismo de modo que o estudante desenvolva os quatro pilares da educação apresentados
               pela UNESCO:  aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

               Desse modo, de acordo com Barreto (2014), é de suma importância:

               •     identificar os fatores relevantes para o ato de estudar;
               •     compreender a diferença entre qualidade e intensidade de estudo;
               •     apropriar-se da capacidade de organização para estudar;
               •     compreender e aplicar técnicas de estudo na rotina diária;
               •     consolidar hábitos e rotinas de estudos;
               •     desenvolver uma postura protagonista em relação à própria aprendizagem;
               •     desenvolver e/ou aprimorar as habilidades de autoavaliação.



                                              Orientação de Estudos
                                                  Carga horária:
                                           - 1h ou 2h diárias para o EFAI
                                              - 3h semanais para a EI


                            Educação Infantil                       Ensino Fundamental
                           Atividades de casa                        Atividades de casa
                     Desenhos, pinturas, modelagem                  Pesquisas escolares
                           Rodas de conversa                Projetos em parceria com a biblioteca
                                                             Rotina de estudo para as avaliações











                                                                                                                19
   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24