Page 9 - Diretrizes do Laboratório de Matemática
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Todo professor anseia que seus estudantes possam aprender de maneira
                    prazerosa, durante o processo de ensino-aprendizagem e compreendam as
                    nuances envolvidas na aprendizagem da Matemática.
                    Segundo Maldaner (2011), o fracasso escolar deixa claro que a metodologia
                    baseada na memorização de regras e definições, empregada na maioria das
                    vezes em nossas salas de aula, não suscita o interesse e nem a aprendizagem
                    dos diversos conteúdos. Para que isso não ocorra, é preciso uma metodolo-
                    gia significativa que traga respostas aos estudantes como sujeitos críticos.

                    Durante a realização das atividades em nossos laboratórios, consideramos
                    tão importantes os conceitos matemáticos quanto os princípios que defi-
                    nem nossa identidade institucional, que é baseado nos quatro componentes
                    do Carisma Marista: o jeito de ser e uma pedagogia própria; a espiritualida-
                    de; a missão; e os modos de viver como Maristas de Champagnat.
                    A identidade Marista deve então nos orientar em relação aos processos edu-
                    cacionais, ampliando a capacidade de percebermos o outro, por meio de
                    valores como: Compreensão;  Compaixão; Paciência; Polidez; Solicitude;
                    Afabilidade; Flexibilidade; Solidariedade; Caráter e Alegria, características
                    estas que estão em consonância com o XXII Capítulo Geral em seu apelo:
                    “Inspira nossa criatividade para sermos construtores de pontes”, prontos
                    para o conhecimento de mundo e para sermos agentes de mudança, men-
                    sageiros da paz.
                    Neste sentido, ampliamos a discussão quanto aos saberes necessários aos
                    nossos estudantes e, principalmente, quanto à construção de valores que
                    enfatizem a necessidade  da vivência e da prática.























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