Page 9 - Diretrizes do Laboratório de Matemática
P. 9
Todo professor anseia que seus estudantes possam aprender de maneira
prazerosa, durante o processo de ensino-aprendizagem e compreendam as
nuances envolvidas na aprendizagem da Matemática.
Segundo Maldaner (2011), o fracasso escolar deixa claro que a metodologia
baseada na memorização de regras e definições, empregada na maioria das
vezes em nossas salas de aula, não suscita o interesse e nem a aprendizagem
dos diversos conteúdos. Para que isso não ocorra, é preciso uma metodolo-
gia significativa que traga respostas aos estudantes como sujeitos críticos.
Durante a realização das atividades em nossos laboratórios, consideramos
tão importantes os conceitos matemáticos quanto os princípios que defi-
nem nossa identidade institucional, que é baseado nos quatro componentes
do Carisma Marista: o jeito de ser e uma pedagogia própria; a espiritualida-
de; a missão; e os modos de viver como Maristas de Champagnat.
A identidade Marista deve então nos orientar em relação aos processos edu-
cacionais, ampliando a capacidade de percebermos o outro, por meio de
valores como: Compreensão; Compaixão; Paciência; Polidez; Solicitude;
Afabilidade; Flexibilidade; Solidariedade; Caráter e Alegria, características
estas que estão em consonância com o XXII Capítulo Geral em seu apelo:
“Inspira nossa criatividade para sermos construtores de pontes”, prontos
para o conhecimento de mundo e para sermos agentes de mudança, men-
sageiros da paz.
Neste sentido, ampliamos a discussão quanto aos saberes necessários aos
nossos estudantes e, principalmente, quanto à construção de valores que
enfatizem a necessidade da vivência e da prática.
9