Page 11 - Diretrizes do Laboratório de Matemática
P. 11
3. Aulas no
Laboratório de
Matemática
3.1 Objetivos gerais
O conhecimento científico nos proporciona a capacidade de ampliar a
compreensão e atuação no mundo em que vivemos. Sob este aspecto, a
Matemática deve oferecer ao educando oportunidades de reflexão e ação,
dando a ele embasamento para reivindicá-las com o seu próprio amadureci-
mento (GORENWALD, et. al., 2005).
Esse conhecimento científico pode ser chamado de saber científico que é
um dos alicerces mais importantes na chamada sociedade da averiguação
e da informação. Segundo a UNESCO (2003), saber sobre Ciência é uma
exigência para a formação de um cidadão consciente e crítico sobre os acon-
tecimentos do mundo, sendo a base para iniciarmos um crescimento sus-
tentável devido à aplicação de novas tecnologias, o que acreditamos que nos
encaminharia ao objetivo da educação: reduzir as desigualdades, possibili-
tando a problematização do conhecimento e o estímulo que os estudantes
necessitam para absorver o que foi ensinado teoricamente.
As atividades teóricas nas Unidades Maristas devem ocorrer sempre orien-
tadas pela Matriz Curricular Marista, e as aulas práticas no Laboratório não
podem ser diferentes. Assim, é fundamental para o ensino e a aprendiza-
gem, que os estudantes percebam o componente curricular de Matemática
como campo de estudo inter-relacionado com outras áreas de conheci-
mento, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas
Tecnologias; Lin guagens, Códigos e suas Tecnologias.
11