Page 11 - Diretrizes do Laboratório de Matemática
P. 11

3. Aulas no



                    Laboratório de


                    Matemática








                    3.1 Objetivos gerais


                    O conhecimento científico nos proporciona a capacidade de ampliar a
                    compreensão e atuação no mundo em que vivemos. Sob este aspecto, a
                    Matemática deve oferecer ao educando oportunidades de reflexão e ação,
                    dando a ele embasamento para reivindicá-las com o seu próprio amadureci-
                    mento (GORENWALD, et. al., 2005).
                    Esse conhecimento científico pode ser chamado de saber científico que é
                    um dos alicerces mais importantes na chamada sociedade da averiguação
                    e da informação. Segundo a UNESCO (2003), saber sobre Ciência é uma
                    exigência para a formação de um cidadão consciente e crítico sobre os acon-
                    tecimentos do mundo, sendo a base para iniciarmos um crescimento sus-
                    tentável devido à aplicação de novas tecnologias, o que acreditamos que nos
                    encaminharia ao objetivo da educação: reduzir as desigualdades, possibili-
                    tando a problematização do conhecimento e o estímulo que os estudantes
                    necessitam para absorver o que foi ensinado teoricamente.
                    As atividades teóricas nas Unidades Maristas devem ocorrer sempre orien-
                    tadas pela Matriz Curricular Marista, e as aulas práticas no Laboratório não
                    podem ser diferentes. Assim, é fundamental para o ensino e a aprendiza-
                    gem, que os estudantes percebam o componente curricular de Matemática
                    como campo de estudo inter-relacionado com outras áreas de conheci-
                    mento, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas
                    Tecnologias; Lin guagens, Códigos e suas Tecnologias.







                                                                         11
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16