Page 8 - Diretrizes do Laboratório de Matemática
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1. Introdução
A Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) apresenta as Diretrizes
do Laboratório de Matemática, tendo em vista o aprimoramento de nossas
ações pedagógicas, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC), Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil e Matrizes Curri
culares de Educação Básica do Brasil Marista.
O Laboratório de Matemática, por definição, pode ser visto como um espa-
ço de construção do conhecimento, tanto individual como coletivo. Nesse
ambiente, os recursos didáticos e pedagógicos podem ser utilizados como
propostas didáticas com as quais estudantes e professores poderão expandir
a criatividade, dinamizando os trabalhos e enriquecendo as atividades de
ensino-aprendizagem, tornando esse processo eficaz, dinâmico e prazeroso.
Mais do que obter um bom desempenho em exercícios pré-definidos ou
a memorização de fórmulas, um dos objetivos centrais do Laboratório de
Matemática é conseguir com que os estudantes desenvolvam uma compre-
ensão aprofundada dos conceitos matemáticos e, por meio destes, sejam
capazes de construir o que se denomina como “pensamento matemático
avançado”.
8 Diretrizes Curriculares Maristas