Page 21 - Diretrizes do Laboratório de Matemática
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4.1 Relação entre as aulas práticas e as
competências e habilidades requeridas:
Segundo Krutetskii (1976), um estudante estaria em estado de prontidão,
ou seja, tem facilidade para executar uma determinada atividade, em parti-
cular, a solução de um problema matemático, quando tiver possibilidade de
realizar, ou seja, quando tiver condições favoráveis para a realização.
Habilidades (em inglês, “abilities”), segundo Krutetskii (1976), “são carac-
terísticas psicológicas individuais de um sujeito, que favorecem um domí-
nio rápido e fácil de uma determinada atividade (por exemplo, uma ativi-
dade matemática)”. A matemática pode apresentar-se com habilidades em
diferentes níveis de atividade: como uma habilidade criativa independente
(científica), na qual o sujeito é capaz de produzir descobertas matemáticas
de grande importância para a humanidade, ou como uma habilidade esco-
lar, na qual o sujeito tem facilidade na aprendizagem e domínio das ativida-
des propostas na disciplina de Matemática.
É na escola que o estudante também poderá aperfeiçoar sua atividade cria-
tiva. Para que isso ocorra, constituímos ou implantamos o Laboratório de
Matemáti ca. Nele, o educando terá condições de trabalhar de forma dife-
renciada e prática os diversos conteúdos e conceitos matemáticos, desco-
brindo ou redesco brindo conceitos que, embora conhecidos pela comuni-
dade científica, são inéditos para ele.
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