Page 18 - Diretrizes do Laboratório de Matemática
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4. Espaçotempo
e a ambientação
do estudante no
Laboratório de
Matemática:
Compreendemos que ao longo tempo, os estudantes irão se habituar com
o am biente laboratorial e compreender a sua importância como ferramen-
ta de ensino e de aprendizagem, onde os recursos didáticos concretos ou
virtuais são utilizados na introdução e desenvolvimento de habilidades e
conceitos. A Matemática, nesta perspectiva, passa a promover novo signifi-
cado ou nego ciações dos mesmos, ou seja, ressignificando conhecimentos
anteriormente adquiridos.
Ao professor mediador cabe a criação de um canal de interlocução firme
com os seus estudantes para que se possa ensinar esse componente curricu-
lar considerado “di fícil”, pelos estudantes. Por isso, há uma necessidade de
se tratar a Matemática de forma contextualizada, por meio dos experimen-
tos, objetivando a aprendi zagem de novos conhecimentos e estimulando o
amor pela prática da investigação Matemática e científica.
Sob essa ótica, os conteúdos matemáticos não se restringiriam apenas a as-
pectos históricos e sociais, incluindo também o respeito às aptidões de cada
estudante, suas opções ou inclinações e sua maneira de compreensão do
mundo. Isso nos encaminha para um processo em que esse estudante será
18 Diretrizes Curriculares Maristas