Page 31 - Interioridade e Projeto de Vida
P. 31

Lista de                 Projetos                Trabalhos
                 exercícios








                               Pesquisa               Apresentação               Diário de
                                                                                   bordo




               Ressaltamos que essas atividades avaliativas podem inspirar na dinâmica es-
               colar a aferição de competências e habilidades atitudinais e procedimentais.


               Além disso, o uso de rubricas auxiliará na clareza e direção para a jornada
               de desenvolvimento de um projeto de vida. Ao estabelecer critérios men-
               suráveis, as rubricas permitirão que o estudante saiba exatamente o que
               é esperado dele, em termos de desempenho e progresso em direção às

               suas metas, ajudando-o a manter o foco no objetivo, proporcionando um
               caminho mais assertivo a ser seguido.

               Devido a sua relevância, concebe-se que as rubricas (holísticas ou analíti-

               cas) são recursos essenciais para o fortalecimento do projeto de vida dos
               educandos, visto que servem para avaliar também no campo socioemo-
               cional e na educação para a interioridade.

               Ademais, a autoavaliação pode ser outra estratégia avaliativa, ao desen-

               volver a capacidade do estudante de avaliar o próprio crescimento ao lon-
               go das experiências vividas. Com relação ao formulário de autoavaliação,
               destacamos:







                                                                                                              31
   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36