Page 31 - Interioridade e Projeto de Vida
P. 31
Lista de Projetos Trabalhos
exercícios
Pesquisa Apresentação Diário de
bordo
Ressaltamos que essas atividades avaliativas podem inspirar na dinâmica es-
colar a aferição de competências e habilidades atitudinais e procedimentais.
Além disso, o uso de rubricas auxiliará na clareza e direção para a jornada
de desenvolvimento de um projeto de vida. Ao estabelecer critérios men-
suráveis, as rubricas permitirão que o estudante saiba exatamente o que
é esperado dele, em termos de desempenho e progresso em direção às
suas metas, ajudando-o a manter o foco no objetivo, proporcionando um
caminho mais assertivo a ser seguido.
Devido a sua relevância, concebe-se que as rubricas (holísticas ou analíti-
cas) são recursos essenciais para o fortalecimento do projeto de vida dos
educandos, visto que servem para avaliar também no campo socioemo-
cional e na educação para a interioridade.
Ademais, a autoavaliação pode ser outra estratégia avaliativa, ao desen-
volver a capacidade do estudante de avaliar o próprio crescimento ao lon-
go das experiências vividas. Com relação ao formulário de autoavaliação,
destacamos:
31