Page 30 - Interioridade e Projeto de Vida
P. 30

4. Orientações do



                              sistema avaliativo


                              para o componente







                              Reforçando as orientações encontradas nas Diretrizes para a Avaliação da
                              Aprendizagem, entende-se que a avaliação diversificada integra a dinâmica
                              do sistema avaliativo, como se observa no quadro a seguir.



                                     Quadro síntese do sistema avaliativo para o
                               componente curricular Interioridade e Projeto de Vida

                Ano/Série       6º ao 8º ano          9º ano           1ª e 2ª série        3ª série
                Etapas          1ª      2ª e 3ª    1ª      2ª e 3ª     1ª     2ª e 3ª     1ª      2ª e 3ª
                Tipo de          Avaliação           Avaliação          Avaliação          Avaliação
                avaliação       diversificada      diversificada       diversificada      diversificada
                30-35-35        30       35        30        35       30        35        30       35
                10-10-10             10                 10                 10                  10

                              A multimodalidade, nesse sentido, é uma possibilidade para alcance do

                              componente de Interioridade e projeto de vida. Mobilizar os estudantes
                              quanto ao desenvolvimento de habilidades necessárias para a produção de
                              significados auxiliará nas percepções múltiplas das linguagens presentes
                              nesse componente.


                              Ao propor atividades que incentivem os estudantes a buscarem soluções
                              para problemas, fazerem indagações e interações com os pares e com os
                              professores, estimula-se a curiosidade científica, o pensamento crítico, a

                              proatividade, criatividade, responsabilidade e aprendizagem autônoma.

                              Sendo assim, elucidamos alguns exemplos de instrumentos avaliativos que
                              podem ser desenvolvidos dentro dessa perspectiva:











                                 Estudo                  Portfólio              Autoavaliação
                                de caso





       30
   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35