Page 30 - Interioridade e Projeto de Vida
P. 30
4. Orientações do
sistema avaliativo
para o componente
Reforçando as orientações encontradas nas Diretrizes para a Avaliação da
Aprendizagem, entende-se que a avaliação diversificada integra a dinâmica
do sistema avaliativo, como se observa no quadro a seguir.
Quadro síntese do sistema avaliativo para o
componente curricular Interioridade e Projeto de Vida
Ano/Série 6º ao 8º ano 9º ano 1ª e 2ª série 3ª série
Etapas 1ª 2ª e 3ª 1ª 2ª e 3ª 1ª 2ª e 3ª 1ª 2ª e 3ª
Tipo de Avaliação Avaliação Avaliação Avaliação
avaliação diversificada diversificada diversificada diversificada
30-35-35 30 35 30 35 30 35 30 35
10-10-10 10 10 10 10
A multimodalidade, nesse sentido, é uma possibilidade para alcance do
componente de Interioridade e projeto de vida. Mobilizar os estudantes
quanto ao desenvolvimento de habilidades necessárias para a produção de
significados auxiliará nas percepções múltiplas das linguagens presentes
nesse componente.
Ao propor atividades que incentivem os estudantes a buscarem soluções
para problemas, fazerem indagações e interações com os pares e com os
professores, estimula-se a curiosidade científica, o pensamento crítico, a
proatividade, criatividade, responsabilidade e aprendizagem autônoma.
Sendo assim, elucidamos alguns exemplos de instrumentos avaliativos que
podem ser desenvolvidos dentro dessa perspectiva:
Estudo Portfólio Autoavaliação
de caso
30