Page 7 - Tempo Integral no Marista Centro-Norte
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A escola de tempo integral requer
um projeto histórico, cultural e
socialmente relevante caracterizado Ao seguir o legado de São Marcelino
pela diversificação de conteúdos, de Champagnat, o documento Missão
metodologias e oferta de atividades Educativa Marista (MEM) afirma
educativas que atendam às necessidades que um dos principais pressupostos
e potencialidades dos estudantes. da Educação Marista é a “educação
integral, elaborada a partir de uma
UMBRASIL – Projeto Educativo do Brasil Marista
visão cristã da pessoa humana e do
seu desenvolvimento”, (p. 41).
No contexto da educação em tempo integral, o Projeto Educativo do Brasil
Marista (PEBM) afirma que “O tempo também é fator que interfere no pro-
cesso de educação integral. Na ampliação do tempo de permanência dos
sujeitos na escola, criam-se oportunidades de aprendizagens sociocultu-
ralmente relevantes e de caráter emancipatório”. Assim, entende-se que a
expansão da jornada escolar amplia as oportunidades de aprendizagem e
visa a melhoria quantitativa e qualitativa do serviço educacional.
Do ponto de vista da legislação educacional brasileira, a progressiva am-
pliação da jornada escolar é um elemento que ganhou força a partir da
LDBN – Lei nº 9.394/96 e do Plano Nacional de Educação (PNE) – Lei nº
13.005/2014, para citar duas importantes referências.
Do ponto de vista social, vemos que é crescente a busca de famílias por
escolas que oferecem o tempo integral, seja por uma questão qualitativa
– ligada ao processo educativo dos seus filhos –, seja por uma questão de
ordem prática – ligada às demandas do mundo do trabalho. Os pais têm
preferido que seus filhos permaneçam por mais tempo na escola em que
estão matriculados regularmente a os matricularem em vários lugares no
contraturno escolar, seja em atividades acadêmicas, esportivas ou cultu-
rais. Isso otimiza tempo e traz outros benefícios em uma sociedade cada
vez mais desafiadora para todos.
PROJETO INSTITUCIONAL 7