Page 7 - Tempo Integral no Marista Centro-Norte
P. 7

A escola de tempo integral requer
                     um projeto histórico, cultural e
                socialmente relevante caracterizado   Ao seguir o legado de São Marcelino
                pela diversificação de conteúdos, de   Champagnat, o documento Missão
                metodologias e oferta de atividades   Educativa Marista (MEM) afirma
            educativas que atendam às necessidades   que um dos principais pressupostos
                  e potencialidades dos estudantes.  da Educação Marista é a “educação
                                                 integral, elaborada a partir de uma
                UMBRASIL – Projeto Educativo do Brasil Marista
                                                 visão cristã da pessoa humana e do
                                                 seu desenvolvimento”, (p. 41).
                    No contexto da educação em tempo integral, o Projeto Educativo do Brasil
                    Marista (PEBM) afirma que “O tempo também é fator que interfere no pro-
                    cesso de educação integral. Na ampliação do tempo de permanência dos
                    sujeitos na escola, criam-se oportunidades de aprendizagens sociocultu-
                    ralmente relevantes e de caráter emancipatório”. Assim, entende-se que a
                    expansão da jornada escolar amplia as oportunidades de aprendizagem e
                    visa a melhoria quantitativa e qualitativa do serviço educacional.
                    Do ponto de vista da legislação educacional brasileira, a progressiva am-
                    pliação da jornada escolar é um elemento que ganhou força a partir da
                    LDBN – Lei nº 9.394/96 e do Plano Nacional de Educação (PNE) – Lei nº
                    13.005/2014, para citar duas importantes referências.
                    Do ponto de vista social, vemos que é crescente a busca de famílias por
                    escolas que oferecem o tempo integral, seja por uma questão qualitativa
                    – ligada ao processo educativo dos seus filhos –, seja por uma questão de
                    ordem prática – ligada às demandas do mundo do trabalho. Os pais têm
                    preferido que seus filhos permaneçam por mais tempo na escola em que
                    estão matriculados regularmente a os matricularem em vários lugares no
                    contraturno escolar, seja em atividades acadêmicas, esportivas ou cultu-
                    rais. Isso otimiza tempo e traz outros benefícios em uma sociedade cada
                    vez mais desafiadora para todos.











                                                  PROJETO INSTITUCIONAL  7
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12