Page 10 - Tempo Integral no Marista Centro-Norte
P. 10
O Marista Centro-Norte oferece aos estudantes do Tempo Integral, a partir
da estrutura organizacional escolar, outros espaços de aprendizagens e
articulação dos aspectos culturais, esportivos, sociais, acadêmicos, tecno-
lógicos e espirituais, em completa articulação com o turno regular. Em toda
essa dinâmica, é imprescindível que haja o seguinte alinhamento:
Para implementar a educação em tempo integral, o Colégio precisa contar
com uma equipe específica para atender os estudantes matriculados nessa
modalidade. Cada Unidade comporá a equipe de profissionais do Tempo
Integral de acordo com o quantitativo de estudantes matriculados.
A equipe deve ser composta por:
• assistente do Integral (1 profissional para todo o projeto do Tempo Inte-
gral);
• monitor do Integral (1 profissional por turma);
• estagiário do Integral (para turmas com crianças da Educação Infantil).
A equipe do Tempo Integral deve trabalhar integrada com o Núcleo de
Apoio Pedagógico, em especial com os Coordenadores Pedagógicos,
quanto ao planejamento das atividades, potencializando os aprendizados
e os resultados dos estudantes.
SÃO ATRIBUIÇÕES DO ASSISTENTE DO INTEGRAL:
• Articular e organizar as demandas e o espaçotempo do Tempo Integral,
vinculado diretamente à Vice-Direção Educacional;
• Organizar, orientar e acompanhar os processos do Tempo Integral;
• Acompanhar o trabalho dos Monitores e Estagiários, sendo o elo entre os
envolvidos nas atividades realizadas no contraturno;
• Favorecer o alinhamento constante com as equipes do SETE/SEAC e a
Equipe de Pastoral;
• Organizar em grupos, considerando as séries em que estão matriculados
no turno regular, os estudantes matriculados no Tempo Integral;
• Atender os estudantes e seus familiares/responsáveis, prestando-lhes
informações e orientações referentes ao Tempo Integral;
10 MARISTA EM TEMPO INTEGRAL