Page 132 - Diretrizes para Educação Infantil
P. 132
ANEXO 1
ORIENTAÇÃO GSE
ASSUNTO CADERNOS PAUTADOS MARISTA
Orientar quanto à organização e utilização dos cadernos pautados
OBJETIVO Maristas para o 1º e 2º ano da Educação Infantil e 1º e 2º ano do
Ensino Fundamental.
CONSIDERAÇÕES GERAIS:
O Marista Centro-Norte (PMBCN) entende os segmentos da Educação Infantil e
Ensino Fundamental – Anos Iniciais enquanto espaçotempos privilegiados de
interação e criação, proporcionando aos estudantes a oportunidade de serem
sujeitos de sua própria história, atuantes no seu processo de ensino e aprendizagem.
Entendemos que o currículo deste segmento enquanto teia, articulando os diversos
campos do conhecimento, na qual “a metodologia adotada pelo professor na
condução dos trabalhos privilegie a investigação, a leitura de mundo e a produção,
de maneira que as crianças sejam desafiadas, sendo capazes de encontrar respostas
para os diversos problemas que se colocam em seu cotidiano, favorecendo o
protagonismo infantil”. (Diretrizes para a Educação Infantil, 2010, p. 55)
O papel do professor e sua atitude enquanto “professor letrador”, deverá pautar-se
no alinhamento dos recursos pedagógicos disponíveis, na perspectiva do letra-
mento, entendido como a inserção do indivíduo em práticas sociais de leitura e
escrita, e também com o desenvolvimento de habilidades para responder a estas
demandas.
Com a finalidade de estimular e desenvolver as habilidades necessárias às
competências leitora e escritora, de modo que atenda às necessidades específicas
destes segmentos, como por exemplo, o desenvolvimento de habilidades psico-
motoras, estímulo ao desenho e à escrita espontânea, e por fim, produção textual,
percebeu-se a importância de reformular os cadernos pautados para a Educação
Infantil e 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.
Para tanto, apresentamos o formato dos cadernos, assim como a sistematização
das pautas, recomendando que sejam utilizados enquanto recurso e com a inten-
cionalidade pedagógica necessária ao processo de letramento.
Ressaltamos que o referido caderno deverá ser incluído na lista de material, como
recurso necessário para o processo pedagógico.
Diretrizes para Educação Infantil 131