Page 132 - Diretrizes para Educação Infantil
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ANEXO 1

                                            ORIENTAÇÃO GSE

                       ASSUNTO    CADERNOS PAUTADOS MARISTA

                                  Orientar quanto à organização e utilização dos cadernos pautados
                       OBJETIVO   Maristas para o 1º e 2º ano da Educação Infantil e 1º e 2º ano do
                                  Ensino Fundamental.

                      CONSIDERAÇÕES GERAIS:
                      O Marista Centro-Norte (PMBCN) entende os segmentos da Educação Infantil e
                      Ensino Fundamental – Anos Iniciais enquanto espaçotempos privilegiados de
                      interação e criação, proporcionando aos estudantes a oportunidade de serem
                      sujeitos de sua própria história, atuantes no seu processo de ensino e aprendizagem.
                      Entendemos que o currículo deste segmento enquanto teia, articulando os diversos
                      campos do conhecimento, na qual “a metodologia adotada pelo professor na
                      condução dos trabalhos privilegie a investigação, a leitura de mundo e a produção,
                      de maneira que as crianças sejam desafiadas, sendo capazes de encontrar respostas
                      para os diversos problemas que se colocam em seu cotidiano, favorecendo o
                      protagonismo infantil”. (Diretrizes para a Educação Infantil, 2010, p. 55)
                      O papel do professor e sua atitude enquanto “professor letrador”, deverá pautar-se
                      no alinhamento dos recursos pedagógicos disponíveis, na perspectiva do letra-
                      mento, entendido como a inserção do indivíduo em práticas sociais de leitura e
                      escrita, e também com o desenvolvimento de habilidades para responder a estas
                      demandas.
                      Com a finalidade de estimular e desenvolver as habilidades necessárias às
                      competências leitora e escritora, de modo que atenda às necessidades específicas
                      destes segmentos, como por exemplo, o desenvolvimento de habilidades psico-
                      motoras, estímulo ao desenho e à escrita espontânea, e por fim, produção textual,
                      percebeu-se a importância de reformular os cadernos pautados para a Educação
                      Infantil e 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.
                      Para tanto, apresentamos o formato dos cadernos, assim como a sistematização
                      das pautas, recomendando que sejam utilizados enquanto recurso e com a inten-
                      cionalidade pedagógica necessária ao processo de letramento.
                      Ressaltamos que o referido caderno deverá ser incluído na lista de material, como
                      recurso necessário para o processo pedagógico.








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