Page 5 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 5

Sumário






          Prefácio  _______________________________________________ 7
          Apresentação  __________________________________________ 11
          Público-alvo ___________________________________________ 13
          Finalidade e objetivos ____________________________________ 15
          Pressupostos filosóficos e axiológicos _________________________ 17
          Revisão conceitual ______________________________________ 19
          Marcos históricos, axiológicos e fundamentação legal ____________ 23
          O papel da escola e do educador na educação inclusiva___________ 29
          Avaliação na educação inclusiva ____________________________ 35
          Critérios de estudantes por sala _____________________________ 43
          Atendimento educacional especializado e sala de recursos multifuncionais  __ 47
          Orientações para práticas pedagógicas inclusivas ________________ 51
          Distúrbios de Aprendizagem_______________________________ 53
          Transtorno específico de  aprendizagem ______________________ 54
          Distúrbios da habilidade linguística _________________________ 56
          Distúrbio de fonação ____________________________________ 57
          Dislalia - Desvio Fonológico _______________________________ 57
          Distúrbio do Ritmo _____________________________________ 59
          Disartria – distúrbios na articulação _________________________ 61
          Afasia ________________________________________________ 62
          Disfasia  ______________________________________________ 65
          Dislexia  ______________________________________________ 67
          Discalculia ____________________________________________ 71
          Dispraxia e Apraxia  _____________________________________ 73
          Dificuldades de aprendizagem  _____________________________ 75
          Síndromes  ____________________________________________ 79
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10