Page 5 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 5
Sumário
Prefácio _______________________________________________ 7
Apresentação __________________________________________ 11
Público-alvo ___________________________________________ 13
Finalidade e objetivos ____________________________________ 15
Pressupostos filosóficos e axiológicos _________________________ 17
Revisão conceitual ______________________________________ 19
Marcos históricos, axiológicos e fundamentação legal ____________ 23
O papel da escola e do educador na educação inclusiva___________ 29
Avaliação na educação inclusiva ____________________________ 35
Critérios de estudantes por sala _____________________________ 43
Atendimento educacional especializado e sala de recursos multifuncionais __ 47
Orientações para práticas pedagógicas inclusivas ________________ 51
Distúrbios de Aprendizagem_______________________________ 53
Transtorno específico de aprendizagem ______________________ 54
Distúrbios da habilidade linguística _________________________ 56
Distúrbio de fonação ____________________________________ 57
Dislalia - Desvio Fonológico _______________________________ 57
Distúrbio do Ritmo _____________________________________ 59
Disartria – distúrbios na articulação _________________________ 61
Afasia ________________________________________________ 62
Disfasia ______________________________________________ 65
Dislexia ______________________________________________ 67
Discalculia ____________________________________________ 71
Dispraxia e Apraxia _____________________________________ 73
Dificuldades de aprendizagem _____________________________ 75
Síndromes ____________________________________________ 79