Page 153 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Plano de Desenvolvimento Individual- PDI

          Apresentação e Recomendações
          O Plano de Desenvolvimento Individual-PDI visa ao registro e acom-
          panhamento de estratégias para adequação curricular que favoreçam o
          processo de ensino-aprendizagem e contribuam para o desenvolvimento
          e a formação dos estudantes que apresentam necessidades educacionais
          especiais. Tendo em vista seu elevado nível de individualização, o PDI
          será adotado apenas para estudantes que necessitam de apoios intensos e
          contínuos e requeiram adequação curricular de grande porte. Restringe-se
          aos que apresentam diagnóstico de deficiência, com impedimentos (iso-
          lados ou associados), de natureza intelectual, mental, sensorial ou física
          com impacto no processo de desenvolvimento cognitivo, sendo indicados
          para essa modalidade de adequação os que apresentarem:
          •  Deficiência Intelectual.
          •  Paralisia Cerebral associada à deficiência intelectual e/ou sensorial
             (múltipla deficiência).
          •  Transtorno do Espectro do Autismo associado à deficiência intelectual,
             sensorial ou comorbidades.
          O PDI deverá ser elaborado pela equipe pedagógica do Colégio Marista
          em conjunto com os professores regentes, considerando as habilidades e
          competências que são indispensáveis ao desenvolvimento acadêmico, pes-
          soal e social do discente. Deverá ser planejado por componente curricular
          e deverá ser analisado e revisado trimestralmente, ou quando julgar-se
          necessário, garantindo a avaliação e acompanhamento contínuo do pro-
          cesso de aprendizagem.  Os registros acerca da participação e acompanha-
          mento da família, bem como o diálogo com os profissionais que atendem
          o estudante fora do contexto escolar, são fundamentais para efetivação e
          continuidade das práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto escolar.
          O instrumento de registro do PDI é apresentado a seguir reunindo dados
          pessoais, contextuais e elementos curriculares que orientem o trabalho
          pedagógico com estudantes indicados para sua aplicação.











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