Page 288 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 288

RITCHART, R., CHURCH, M., & MORRISON, K. Making Thinking Visible.
          San Fransisco: Jossey-Bass, 2011


          SOARES, Magda. Letramento – Um tema em três gêneros. Belo Horizon-
          te: Autêntica/ CEALE, 2020.

          SMITH, Frank. Understanding Reading – A psycholinguistic  Analysis
          of Reading and Learning to Read. 6. ed. New Jersey: Lawrence Erlbaum
          Associates, 2004.

          STREET, Brian. What’s “new” in New Literacy Studies? Critical approa-
          ches to literacy in theory and practice. Current issues in comparative
          education, v. 5, n. 2, p. 77-91, 2003.

          STREET, B. New Literacies, New Times: Developments in Literacy Studies.
          In: STREET, B. Encyclopedia of Literacies and Language and Education. 10.
          ed. UK: Springer International Publisher, v. 1, 2017. Cap. 1, p. 2-11.

          PENNYCOOK, A. The cultural politics of English as an international
          language. 1. ed. London: Routledge, 2017.

          UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nos-
          so jeito de conceber a Educação Básica. Brasília: Umbrasil, 2010.

          UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Matrizes Curriculares da Educação Bási-
          ca do Brasil Marista: linguagens, códigos e suas tecnologias. Curiti-
          ba: PUCPress, 2021. Disponível em: https://umbrasil.org.br/wp-content/
          uploads/2022/03/Matrizes_Linguagens_Codigos_4a-Edicao.pdf. Acesso em
          01 set 2022.

          VYGOTSKY, L.S.  Formação  social  da  mente:  o  desenvolvimento  dos
          processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984.







          288  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   283   284   285   286   287   288   289   290   291   292   293