Page 9 - InterMarista
P. 9
9
As 10
CONHECIMENTO
Competências
PENSAMENTO
Gerais da CIENTÍFICO, CRÍTICO
E CRIATIVO
BNCC PRODUÇÕES
ARTÍSTICAS
COMUNICAÇÃO
BNCC
PROPÓSITO
CULTURA DIGITAL
Contribuir para a construção
de uma sociedade mais ética,
democrática, responsável, sustentável
e solidária, que respeite e promova
a diversidade e os direitos
humanos, sem preconceitos AUTOGESTÃO
de qualquer natureza.
ARGUMENTAÇÃO
AUTO CONHECIMENTO
E AUTOCUIDADO
EMPATIA E
COOPERAÇÃO
AUTONOMIA
Figura 1 – BNCC - Competências Gerais
Na área de linguagens, as atividades humanas realizam-se nas práticas sociais,
mediadas por diferentes linguagens: verbal, visual-motora, corporal, sonora e,
contemporaneamente, digital. Por meio dessas práticas, as pessoas interagem
consigo mesmas e com os outros, constituindo-se como sujeitos sociais. Desse modo,
o InterMarista é um evento de espaçotempo propício para a vivência das atividades
humanas, pois oportuniza aos estudantes, por meio das atividades esportivas, artísticas
e culturais e de pastoral, serem sujeitos socias protagonistas das suas histórias. Esse
evento ocorre em quatro dias, dos quais os estudantes têm a oportunidade de vivenciar,
aprender e conviver com os demais discentes e professores de outros Colégios em
momentos de espiritualidade, jogos, oficinas temáticas, mostra culturais.
Nessas interações, estão imbricados conhecimentos, atitudes e valores culturais, morais
e éticos. Nesse contexto, a Educação Física como componente curricular onde as práticas
corporais estão divididas em seis unidades temáticas, das quais importa salientar que
todas as seis unidades temáticas podem estar presentes no InterMarista de forma