Page 8 - InterMarista
P. 8
8
INTERMARISTA EM INTERFACE COM AS
MATRIZES CURRICULARES MARISTAS E A BASE
NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
O InterMarista está fundamentado, principalmente, nas Matrizes Curriculares de
Educação Básica do Brasil Marista – Linguagens, Código e suas Tecnologias e na BNCC.
Um dos pilares deste projeto é o componente curricu lar Educação Física, que tem como
objeto de estudo a cultura corporal em movimento. “Culturas são produções humanas,
materiais e simbólicas espaçotemporalmente situadas, expressando sentidos e
significados, ou seja, manifestações corporais produzidas em meio a ambientes culturais
e sociais” (UMBRASIL, 2019, p. 103).
Nesse senti do, a intenção é possibilitar aos alunos a inte ração e a apropriação das
práticas corporais, desenvolvendo cidadania democrática e consciente, agregando os
demais pilares que são arte, cultura e espiritualidade.
A BNCC destaca 10 competências básicas que são pilares norteadores para o trabalho
dos professores nas unidades escolares. O InterMarista estimula e oportuniza aos
estudantes, por meio das atividades propostas, o desenvolvimento das competências
citadas no documento. (Figura 1)
Competência definida na BNCC como a “mobilização de conhecimentos (conceitos e
procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemo cionais), atitudes e valores
para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e
do mundo do trabalho. Destaca-se a necessidade das competências “inter-relacionarem-
se e desdobrarem-se no tratamento didático proposto para as três etapas”, o infantil, o
fundamental e o médio.