Page 8 - InterMarista
P. 8

8






        INTERMARISTA EM INTERFACE COM AS
        MATRIZES CURRICULARES MARISTAS E A BASE
        NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)



        O  InterMarista está fundamentado, principalmente, nas Matrizes Curriculares de
        Educação Básica do Brasil Marista – Linguagens, Código e suas Tecnologias e na BNCC.
        Um dos pilares deste projeto é o componente curricu lar Educação Física, que tem como
        objeto de estudo a cultura corporal em movimento. “Culturas são produções humanas,
        materiais e simbólicas espaçotemporalmente situadas, expressando sentidos e
        significados, ou seja, manifestações corporais produzidas em meio a ambientes culturais
        e sociais” (UMBRASIL, 2019, p. 103).

        Nesse senti do, a intenção é possibilitar aos alunos a inte ração e a apropriação das
        práticas corporais, desenvolvendo cidadania democrática e consciente, agregando os
        demais pilares que são arte, cultura e espiritualidade.

        A BNCC destaca 10 competências básicas que são pilares norteadores para o trabalho
        dos  professores  nas  unidades  escolares.  O  InterMarista  estimula  e  oportuniza  aos
        estudantes, por meio das atividades propostas, o desenvolvimento das competências
        citadas no documento. (Figura 1)

        Competência definida na BNCC como a “mobilização de conhecimentos (conceitos e
        procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemo cionais), atitudes e valores
        para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e
        do mundo do trabalho. Destaca-se a necessidade das competências “inter-relacionarem-
        se e desdobrarem-se no tratamento didático proposto para as três etapas”, o infantil, o
        fundamental e o médio.
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13