Page 10 - InterMarista
P. 10

10






        significativa e articulada, oportunizando aos estudantes a vivência as práticas corporais,
        por meio da cultura corporal do movimento.





                                     Brincadeiras
                                       e jogos

                            Práticas             Esportes
                           corporais de
                            aventura
                                    Práticas
                                   Corporais

                             Lutas               Ginásticas


                                       Danças




        Figura 02 – BNCC: Unidades Temáticas – Práticas Corporais.
        Assim, as práticas corporais, de acordo com a BNCC, devem ser abordadas como fenômeno
        cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório. Desse modo,
        é possível assegurar aos estudantes a (re)construção de um conjunto de conhecimentos
        que permitam ampliar sua consciência a respeito de seus movimentos e dos recursos
        para o cuidado de si e dos outros e desenvolver autonomia para apropriação e utilização
        da cultura corporal de movimento em diversas finalidades humanas, favorecendo sua
        participação de forma confiante e autoral na sociedade.

        Para além da vivência, a experiência efetiva das práticas corporais oportuniza aos alunos
        participar, de forma autônoma, em contextos de lazer e saúde.
   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15