Page 10 - InterMarista
P. 10
10
significativa e articulada, oportunizando aos estudantes a vivência as práticas corporais,
por meio da cultura corporal do movimento.
Brincadeiras
e jogos
Práticas Esportes
corporais de
aventura
Práticas
Corporais
Lutas Ginásticas
Danças
Figura 02 – BNCC: Unidades Temáticas – Práticas Corporais.
Assim, as práticas corporais, de acordo com a BNCC, devem ser abordadas como fenômeno
cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório. Desse modo,
é possível assegurar aos estudantes a (re)construção de um conjunto de conhecimentos
que permitam ampliar sua consciência a respeito de seus movimentos e dos recursos
para o cuidado de si e dos outros e desenvolver autonomia para apropriação e utilização
da cultura corporal de movimento em diversas finalidades humanas, favorecendo sua
participação de forma confiante e autoral na sociedade.
Para além da vivência, a experiência efetiva das práticas corporais oportuniza aos alunos
participar, de forma autônoma, em contextos de lazer e saúde.