Ir. Ataide José de Lima é natural de Mogi das Cruzes/SP. Conheceu os Irmãos Maristas em 1979, na pequena cidade de Campos Gerais, no sul de Minas Gerais, terra natal de seus pais, onde fez o Curso Científico, durante o Ensino Médio, entre 1979 e 1981.

Em 1982, morou em Aruanã/GO, onde fez uma experiência de vida comunitária e missão com os Irmãos, tendo trabalhado como professor na Escola Estadual Dom Cândido Penso.

Nos anos de 1983 a 1986, viveu em Belo Horizonte/MG. Aí, passou pelas etapas iniciais da formação para a Vida Consagrada Marista: Postulantado, Noviciado e Juniorato.

Em dezembro de 1986, foi nomeado para compor a comunidade Marista de Goiânia, onde atuou no Colégio Marista como assessor do Serviço de Orientação Religiosa (SOR), membro do Conselho Diretor, catequista de crisma e primeira eucaristia e diretor. Nesta mesma cidade ele cursou a licenciatura em História pela Universidade Federal de Goiás (1988-1992). Tendo finalizado a sua primeira graduação ele foi enviado para aprimorar os conhecimentos da língua francesa, na Aliança Francesa, em Paris, nos meses de setembro a novembro de 1992. Daí, a convite do provincial Irmão Claudino Falchetto, ele seguiu para Roma onde participou do Curso de Patrimônio Espiritual do Instituto Marista nos meses de fevereiro a julho de 1993. Assim que regressou de Roma, ele voltou para Goiânia e, em janeiro de 1994, foi enviado para compor a Comunidade do Postulado em Belo Horizonte, onde assumiu a direção da casa e o acompanhamento dos formandos e fez o curso de pós-graduação em Metodologia do Ensino pela Faculdade de Educação do Estado de Minas Gerais/FAE, em 1995-1996.

Entre 1994 e 2009, atuou no acompanhamento dos jovens vocacionados à Vida Religiosa Marista, nas casas de formação das Províncias Maristas do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasil-Norte. No triênio 1994-1996, ele foi conselheiro provincial, secretário do Conselho Provincial e diretor-secretário da UBEE.

No primeiro semestre de 1997, participou do Curso de Formação para lideranças da Vida Consagrada (CETESP), organizado pela Conferência dos Religiosos do Brasil, no Rio de Janeiro. Daí, ele seguiu para Campinas/SP, onde assumiu a direção do Noviciado interprovincial Nossa Senhora Medianeira, até o ano de 2000.

Paralelamente, durante o ano de 2000, ele compôs a comunidade do Noviciado Interprovincial Nossa Senhora da Assunção, em Fortaleza, ao mesmo tempo que acompanhava os noviços em Campinas. Com o encerramento das atividades em Campinas, em 2001 ele foi transferido para Fortaleza, onde continuou no cargo de vice-mestre de noviciado até dezembro de 2002 quando foi enviado para Vila Velha/ES, onde assumiu a direção do Postulantado Nossa Senhora da Penha.

Em 2007, participou do Curso de Formação para Irmãos, organizado pelo Conselho Geral do Instituto Marista, em El Escorial, Espanha, durante o primeiro semestre. Ao regressar para a Província foi nomeado diretor do Juniorato, casa onde residem os jovens Irmãos estudantes de teologia, em Belo Horizonte.

No III Capítulo Provincial da PMBCN, no mês de dezembro de 2009, ele foi eleito para compor o Conselho Provincial, quando então veio morar em Brasília. Ele permaneceu neste cargo durante seis anos ou dois triênios (2010-2015), tendo exercido neste período a função de Diretor Conselheiro da UBEE e UNBE, Secretário do Conselho Provincial e Vice-Provincial (2013-2015), além de compor diversas comissões provinciais de trabalho.

Em julho de 2015, foi nomeado, pelo Superior Geral, para o cargo de Provincial. Assumiu esta missão em dezembro deste mesmo ano, até dezembro de 2018, quando foi reempossado para um segundo triênio (2019-2021). Durante estes seis anos, como provincial, ele também esteve à frente da Província Marista Brasil Centro-Norte como diretor-presidente, da União Brasileira de Educação e Ensino (UBEE) e da União Norte Brasileira de Educação e Cultura (UNBEC), mantenedoras da Província. Participou do Conselho Superior da União do Brasil Marista (UMBRASIL), onde assumiu a presidência por dois anos. Em 2020-2021 esteve à frente do Conselho das Associadas da União Brasileira de Educação Católica (UBEC), onde exerceu inclusive o cargo de presidente e chanceler.

Leia a entrevista com o Irmão.