No dia 6 de junho, os Maristas celebram o Dia de Champagnat. Na Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) somos convidados a ser Farol de Esperança, como apela o XXII Capítulo Geral, do Instituto Marista. São Marcelino Champagnat, ao fundar uma congregação de Irmãos dedicados a evangelizar e educar crianças e jovens, brilhou ao mundo. Nos contextos de exclusão, ignorância e pobreza, no qual viveu o fundador Marista, a audácia de responder com profetismo, a estas situações, resplandeceu esperança aos mais necessitados de seu tempo.

Saiba mais sobre a história de São Marcelino Champagnat.
Leia a carta do Superior-Geral, Ir. Ernesto Sánchez, para a celebração de Champagnat.

A afirmação de Jesus (João 9,5), “Eu sou a luz do mundo”, busca inspirar os Maristas da PMBCN a serem sinal de esperança nos diversos contextos de presença e atuação da Província. Irmãos, leigos e colaboradores são convidados, assim como fez Champagnat, a responder com criatividade, propondo respostas inéditas, dando soluções audazes aos chamados contemporâneos das crianças e dos jovens.

Recentemente, o Ir. Ataide José de Lima, provincial da PMBCN, afirmou que “as questões emergentes do mundo contemporâneo nos fazem refletir e nos dão a oportunidade de sermos luzeiros de esperança, com ações que podem reverberar na prática aquilo que temos como teoria”.

São Marcelino Champagnat soube identificar as questões mais urgentes de seu tempo. Ao colocar sobre os próprios ombros a causa da educação e da evangelização, trouxe luz, primeiramente aos povoados circundantes de La Valla e, com o passar do tempo, para mais de 80 países, onde milhares de Maristas persistem na mesma missão.

O Dia de Champagnat é a oportunidade de reacender o brilho e incandescer o mundo ao redor. Ser farol de esperança não é propriamente uma novidade, mas é um convite urgente a revisitar e potencializar, a partir do exemplo do fundador, o sentido que, há 200 anos, impulsiona os Maristas de Champagnat: estar atento às necessidades das crianças e jovens e ser capaz de fazer a diferença é o que nos faz “ser a luz do mundo”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário