DSC_01911“Nascidos da Promessa, rumo a um Novo Começo”. O tema marca a Semana Champagnat 2016, comemorada, de 06 a 10 de junho, em todas as unidades da Província Marista Brasil Centro – Norte. O objetivo é destacar e dar a conhecer à comunidade escolar o patrimônio espiritual e humano deixado pelo fundador do Instituto Marista. O lançamento do período celebrativo foi feito, por videoconferência, no dia 03 de junho, com a participação dos colégios e escolas sociais.

“Olhamos a história com lentes retrospectivas para redescobrir e afirmar a nossa identidade própria, nosso modo de amar e educar, de evangelizar e anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo. Esta Semana não é somente uma atividade pastoral, mas é também uma atividade pedagógica, educativa, formativa e cultural”, destacou o provincial Ir. Ataide José de Lima, na acolhida aos participantes.

O Ir. José Sotero, da comunidade do Juniorato, em Belo Horizonte/MG, conversou com as equipes acerca do tema da Semana. O convidado fez a analogia do nascimento biológico e a promessa de fourvière, que motivou a criação do Instituto Marista e convida para um novo começo. “Traz experiência de vida, sinal de comunhão, um presente e um futuro”, explicou o Irmão, que apresentou, ainda, a importância do vínculo e do comprometimento com os ideais de Champagnat, além do cultivo da sintonia com as origens fundacionais.

Na sequência, abriu-se o diálogo e espaço para considerações dos grupos. Em seguida, foram lançadas duas publicações da coleção Escola em Pastoral, a “Estágio Pastoral: uma proposta de vivência para os crismandos” e “Fé e Política”. O primeiro documento visa favorecer a inserção dos adolescentes e jovens nas comunidades eclesiais, com o fortalecimento da comunhão com a Igreja e o engajamento pastoral. O segundo enfoca projeto que proporciona experiências de grupo de caráter ecumênico, que articula reflexão sobre fé e política.

Realizada todos os anos, a Semana Champagnat é tempo para relembrar o legado e a história de São Marcelino Champagnat e de fortalecimento do carisma, com atividades que mobilizam estudantes, familiares e colaboradores em ações interdisciplinares, celebrações, encontros de partilha, arte e cultura. Marcelino faleceu no dia 6 de junho de 1840, aos 51 anos. Tendo Maria como inspiração, assumiu a missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado por meio da educação.

As ações da Semana Champagnat podem ser acompanhadas pelo site www.marista.edu.br/semana-champagnat, que traz notícias, fotos, vídeos, textos para estudo e histórico do evento.