Neste 20 de maio, o Marista celebra os 227 anos do nascimento de Marcelino Champagnat. Na Província, a data é comemorada com o Dia Provincial de Oração pelo Bicentenário Marista, em sintonia com a caminhada rumo aos 200 anos da instituição idealizada pelo fundador. Irmãos, leigos, leigas e colaboradores são convidados a refletir sobre o período motivados pelo lema “Renovemos a promessa que nos deu vida”.
O grupo de trabalho Bicentenário, responsável por dinamizar as atividades comemorativas do itinerário, encaminhou às unidades os subsídios elaborados para o Dia de Oração, composto por roteiros de celebração comunitária dos Irmãos e para oração com educandos, por meio do serviço de som dos colégios; desenho de Nossa Senhora de Fourvière, para ser colorido pelas crianças e oração pelo bicentenário, para ser rezada com professores e colaboradores das unidades.
A proposta é que a data seja ocasião para dar graças a Deus pela vida e vocação de Champagnat e a oportunidade para que os maristas renovem o compromisso com a obra e ideais como coerdeiros.
Cada ano rumo ao bicentenário, em 02 de janeiro de 2017, recorda, no itinerário, um aspecto da vida e a missão marista: o Ano Montagne (outubro/2014 a julho/2015), que sensibilizou para atuação com crianças, adolescentes e jovens empobrecidas; o Ano Fourvière (julho/2015 – julho de 2016), que relembra a promessa feita por Champagnat e colegas seminaristas para a Sociedade de Maria, compromisso de atuação tendo a mãe do Cristo como referência, e que remete à relação entre religiosos e leigos a favor da Igreja, e o Ano La Valla (agosto/2016 a agosto de 2017), resgata a dimensão mística do Instituto. A trajetória é guiada pelo tema Maristas 2017 – um novo começo.