Em 2020, o Brasil Marista comemora 15 anos de história da Pastoral Juvenil Marista (PJM). Para marcar a celebração dessa importante data, a UMBRASIL promoverá um encontro virtual, em 9 de outubro, às 14h, via plataforma Zoom, mobilizando jovens dos quatro cantos do país. O evento marcará, também, o lançamento oficial das Diretrizes Nacionais da PJM, como culminância de atividades de estudo e divulgação desenvolvidos desde o primeiro semestre. São ações que reforçam a importância da data para os maristas, motivo de orgulho de uma caminhada segura e consistente.

As três províncias brasileiras – Marista Centro-Norte, Rede Marista e Grupo Marista, além da União Marista do Brasil, estão envolvidas nesta comemoração, que pretende reunir estudantes de norte a sul do Brasil, dos colégios e escolas das três províncias. No dia do encontro virtual o jovem marista deverá ter em mãos um símbolo da PJM, para participar de dinâmica, proposta pelos organizadores.

Para o coordenador de Evangelização, do Marista Centro-Norte, Ir. Maicon Donizete Andrade, o desejo é favorecer uma ampla mobilização nas províncias. “Os 15 anos da PJM já vêm sendo celebrado desde o início do ano, com a realização de lives de estudo e divulgação das Diretrizes Nacionais. O encontro do dia 9 de outubro acontece para arrematar a comemoração, como Brasil Marista, e reunir as juventudes para momentos de formação, oração e reflexão”, enfatizou o gestor.

Juventude promissora

A comemoração dos 15 anos da Pastoral Juvenil Marista seria realizada em Mendes (RJ), durante o 3º Congresso Nacional da PJM, porém, devido ao cenário de pandemia, as províncias decidiram celebrar a data de modo on-line, e o congresso foi postergado para 2022. De acordo com o analista de Evangelização, Alex Pin, o evento on-line será um grande encontro para as juventudes maristas do Brasil. “Os jovens se reunirão para celebrar as conquistas e esperanças da caminhada, iniciada em 2005, e com rumos promissores, com ações e projetos inovadores, para os próximos anos”, destacou.

A PJM promove a formação de adolescentes e jovens éticos, justos e solidários. Inspirados em uma espiritualidade cristã, eles são chamados para exercerem seu protagonismo, com o intuito de promover a transformação da sociedade. Esse processo se desenvolve por meio de uma vivência comunitária, do cultivo da espiritualidade, do fortalecimento da autonomia e do aprofundamento do carisma Marista.