O projeto Diálogos Pastorais recebe, neste mês, o Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG), D. João Justino, para debater a Pastoral Escolar, frente aos desafios da atualidade. O evento será realizado, no próximo dia 25, pelo Teams, das 10h às 11h30, e é voltado para toda a Comunidade Educativa Marista.
Referência em Educação Católica e especialista no pensamento e obras do Papa Francisco, D. João Justino foi escolhido membro da Comissão de Cultura e Educação, do Setor Universidades, do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), e se tornou responsável pelas pastorais de Educação e Cultura, no Cone Sul.
Durante o evento, o Arcebispo Metropolitano de Montes Claros vai discorrer e refletir sobre a temática, no contexto em que nos encontramos, com o objetivo de oferecer informação e formação às equipes de pastoral das Unidades Socioeducacionais, do Marista Centro-Norte.
Promovido pela Coordenação de Evangelização, da Gerência Socioeducacional, o encontro virtual pretende trazer uma perspectiva propositiva para as ações da Pastoral Escolar. Elas devem seguir acontecendo, com prudência, utilizando-se dos recursos tecnológicos disponíveis, com possibilidades de interações e experiências. “É importante nos posicionarmos de forma prudente, mas propositiva, ou seja, ousar com prudência, porque, pessoa alguma, na contemporaneidade, quer ser espectadora, e muito menos telespectadora; todos queremos participar, fazer experiências e interagir”, declarou o analista de Evangelização, Alex Pin.
Ações de Pastoral Escolar
As Unidades Socioeducacioanais, bem como a Coordenação de Evangelização, vêm realizando várias ações na área, desde o início do ano. São atividades formativas, como os próprios Diálogos Pastorais e dinâmicas mais informativas, e com caráter de partilha, como o projeto Bom dia, Pastoral!
Os Diálogos Pastorais acontecem mensalmente, e a temática para o encontro de outubro será voltada para as orientações das atividades de Pastoral. Para a edição de novembro, a convidada é Romi Márcia Becker, secretária-geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), que abordará a Campanha da Fraternidade 2021, o diálogo e o respeito entre as Igrejas cristãs.
Para o coordenador de Evangelização, Ir. Maicon Donizete Andrade, a Pastoral Escolar é fundamental para a missão, para que se possa alinhar a jornada do conhecimento com os aspectos da formação humana e cristã. “O novo normal apenas nos mostrou outras formas de se fazer o mesmo trabalho, dando continuidade aos valores e princípios inspirados pelo fundador São Marcelino Champagnat, como o espírito de família, a simplicidade e a espiritualidade”, esclareceu o gestor.