Irmãos e gestores reunidos, em Brasília (DF), em videoconferência com as Unidades Socioeducacionais, na abertura da Semana Pastoral Marista 2020. Foto: Luciana Farias

Na última quinta-feira (6), Irmãos e gestores, do Escritório Central, em videoconferência com as Unidades Socioeducacionais, do Marista Centro-Norte, se reuniram para a abertura da Semana Pastoral Marista 2020. Realizada pela Coordenação de Evangelização, a Semana Pastoral tem como temática Compaixão – ajuda-me a ver, sentir e cuidar, e, na ocasião de seu lançamento, também houve a abertura, oficial, do Ano Letivo 2020. O provincial e presidente, Ir. Ataide José de Lima, abriu os trabalhos, afirmando que devemos educar para a compaixão, para que nossos estudantes sejam agentes de transformação, inserindo a dimensão evangelizadora em todos os processos da área educacional.

Compaixão e sabedoria

Para falar sobre a temática, o convidado foi o conselheiro e secretário-executivo da União Marista do Brasil (UMBRASIL), Ir. Natalino Guilherme de Souza, que trouxe três aspectos para o diálogo:  problematização, negação e reafirmação. Ele provocou os participantes afirmando que a compaixão “anda” ao lado da sabedoria, que somente com sabedoria é possível transformar a compaixão em algo concreto. Ainda sobre o tema, Ir. Natalino disse que nem sempre a equação matemática “+ compaixão” significa que devemos fazer “mais”; ele afirma que “mais” pode ser fazer melhor, aprofundar o que já se faz, trabalhar com os projetos já existentes. “Não é necessário “inventar a roda”, vamos trabalhar com aquilo que já temos, catalisar, internalizar e intensificar aqueles projetos que já foram desenvolvidos e melhorar os processos”, esclareceu Ir. Natalino. Durante a palestra, Ir. Natalino também falou sobre a escolha do tema, que não é aleatória, pois, ao escolhermos uma temática, estamos priorizando-a em detrimento de outras, ou seja, queremos realmente tornar o elemento “compaixão” um catalizador para a Instituição e suas Unidades Socioeducacionais. Ao final dos trabalhos, os participantes puderam se manifestar e trocar informações sobre a palestra, com perguntas destinadas ao Ir. Natalino, esclarecendo dúvidas e informações. Foi uma tarde inspiradora para os educadores, que poderão começar o ano com a dimensão evangelizadora reforçada e essencial para a educação.

Semana Pastoral 2020

A Semana Pastoral Marista começa hoje (10) e se estende até dia 14 de fevereiro. O coordenador de Evangelização, Ir. Maicon Donizete Silva, convida a todos para que façam uma semana voltada para as dinâmicas da compaixão, nas atividades e ações diárias dos colégios e das escolas, por meio dos materiais divulgados na plataforma do sharepoint, e deixou uma pergunta no ar: “como está a nossa capacidade de formar os nossos educandos para a compaixão?”. Vale a reflexão!