Equipe da Escola Vocacional 2020 – 1ª edição: um projeto que fortalece a construção da cultura vocacional nas congregações, institutos e na Igreja. Foto: divulgação

Na semana que passou, de 13 a 18 de janeiro, a Província Marista Brasil Centro-Norte realizou a 1ª edição da Escola Vocacional 2020. O evento ocorreu em Ribeirão das Neves (MG), no Espaço Champagnat, e reuniu 85 participantes, de 50 congregações. O número superou os eventos anteriores, e isso mostra o reconhecimento que a Escola tem desde 2014, quando se iniciou o projeto na Província. Para o diretor do Setor de Vida Consagrada e Laicato, Ir. Márcio Henrique da Costa, a procura por esta formação demostra o interesse pela construção de uma cultura vocacional nos espaços eclesiásticos e a importância que uma formação sólida, criativa e inovadora tem na vida de quem atua como animador vocacional.

Temáticas e atividades

Na programação da Escola Vocacional, palestras sobre a Realidade sócio-política na perspectiva juvenil, Ser Igreja no contexto atual, Resiliência e Sentido da Vida, e Contextualização da Escola Vocacional. Teve também planejamento na atuação da Animação Vocacional e acompanhamento. Quanto às oficinas, houve momentos para criatividade, dança circular, e para falar de Comunicação Não-Violenta e Projeto de Vida. As rodas de conversa foram propícias para se falar sobre diversas temáticas: política, comunicação, tecnologia, negritude, saúde mental, engajamento eclesial e solidariedade. Para o analista Carlos Romeiro, do Setor de Vida Consagrada e Laicato, que esteve à frente da organização do evento, a Escola Vocacional trouxe uma diversidade de temas e ações importantes para o desenvolvimento do evento. “Os diversos formatos de dinâmicas, como palestras, oficinas e rodas de conversa, aliados aos variados assuntos, promovem um evento multicultural e ativo, e esperamos que isso mexa com as pessoas, as provoquem, para que possam voltar para as suas casas cheios da certeza de que a Animação Vocacional exerce um papel fundamental na seara eclesiástica”, declarou.

Próxima edição: Nordeste

A Escola Vocacional tem como objetivo oferecer formação teórica e vivencial para animadores vocacionais, de modo a contribuir para a construção de uma cultura vocacional nas congregações, nos institutos e na Igreja. Promovida pelo Setor de Vida Consagrada e Laicato, é destinada aos responsáveis provinciais e/ou diocesanos pela Animação Vocacional, animadores vocacionais locais, jovens religiosos, padres, seminaristas e leigos colaboradores neste serviço. São duas formações anuais, uma no início do ano, que é chamada de edição Sudeste, e outra, em julho, considerada a edição Nordeste. “A próxima edição será de 1º a 6 de julho, em Fortaleza (CE), na Associação das Irmãs Capuchinhas, e as inscrições começam em 1º de março. Serão 80 vagas, garanta logo a sua e venha conhecer um pouco mais sobre o processo das vocações”, convida Ir. Márcio.