Como parte da celebração do 30º aniversário da assinatura da Convenção sobre os Direitos da Criança, o Secretariado de Educação e Evangelização, do Instituto Marista, lança o Projeto Levante-se, Fale & Participe. Este projeto pretende mobilizar grupos de crianças e jovens das Províncias e Distritos maristas, ao longo do próximo ano, para que contribuam com a elaboração de um documento, que defina critérios e sugira linhas de ação, para promover a escuta de todos eles pelo Instituto (nos diferentes níveis), bem como para incentivar a participação e o empoderamento. O Projeto nasceu do apelo do XXII Capítulo Geral, para desenvolver iniciativas em todas as missões.

Crianças, jovens e educadores

Cada uma das Unidades Administrativas do Instituto Marista conta com a ajuda de uma pessoa de ligação, que será responsável por acompanhar este processo de participação e de enviar as contribuições feitas por crianças e jovens de diferentes países. Por outro lado, e dado o alcance que o Secretariado de Educação e Evangelização quer dar a este documento, também será solicitado escutar as vozes e reflexões dos educadores, sobre o direito à participação das crianças e jovens nos espaços de ação marista. Esta iniciativa objetiva construir, colaborativamente, um guia de orientações para as Unidades Administrativas do Instituto. Nos últimos meses, diversos grupos internacionais de crianças, jovens e educadores têm trabalhado intensamente na preparação dos materiais do Projeto. Os documentos são fruto de uma construção coletiva de educadores do Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Filipinas, México e Nigéria.

Projetos integrados

Na mesma perspectiva, o Instituto Marista, por meio da Fundação Marista para a Solidariedade Internacional (FMSI) – organização consultiva para o direito das crianças e adolescentes, no Conselho Econômico e Social (ECOSOC), acompanha e participa das atividades referentes ao Dia do Debate Geral (DDG), da ONU. Este é um momento especial, que ocorre de dois em dois anos, cujo objetivo é acompanhar e efetivar os acordos contidos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança. O Brasil Marista participou ativamente do último DDG, que debateu a temática Crianças e Jovens como defensores de direitos. O próximo Dia do Debate Geral focará a temática Cuidados Alternativos, e, novamente, haverá um amplo diálogo e participação efetiva do Brasil Marista. Tendo em vista a confluência entre o Projeto Levanta-se, Fale & Participe e o DDG/ONU, haverá uma integração destes dois projetos no Brasil Marista, que já constituiu um Grupo de Referência para o assunto. O Grupo já construiu um plano de trabalho e já desenvolve ações articuladas dos dois projetos no contexto das províncias brasileiras.