Arte: Gerência de Mercado

A procura pelos animadores vocacionais, da Região Norte, por uma formação teórica e vivencial, para a construção de uma cultura vocacional, fez nascer uma edição especial da Escola Vocacional, em Manaus (AM). O evento, que começa na próxima quarta-feira (13), e se estende até o dia 17 de novembro, é uma iniciativa da Pastoral Vocacional do Regional Norte I, em parceria com a Província Marista Brasil Centro-Norte, Província Marista Brasil Sul-Amazônia e Universidade Católica de Brasília (UCB). Conta, também, com o apoio das livrarias Vozes e Paulinas, do Seminário Regional São José. O objetivo desta escola é atender a demanda de formação dos agentes de Pastoral Vocacional, do Regional Norte I. A ideia é que seja uma proposta de formação permanente e continuada, para os responsáveis pela Animação Vocacional, nas igrejas locais, nas congregações religiosas e institutos do Regional Norte I. Das 80 vagas disponíveis, até o fechamento da matéria, já somavam 58 inscritos, vindos de 22 congregações religiosas diferentes e de oito igrejas. Neste total, acrescentam-se leigos e leigas, o que mostra que a missão da Animação Vocacional, nas congregações e dioceses, está tendo novos protagonistas.

“Amazonizar” a Pastoral Vocacional

Para o Ir. Ronilton Santos, missionário na Província Marista Sul-Amazônia, levar a Escola Vocacional para Manaus é oferecer uma proposta de formação mais inculturada à realidade. “O Papa Francisco, com o Sínodo para a Amazônia, tem nos convidado a ser uma Igreja com Rosto Amazônico. Assim, queremos “amazonizar” a Pastoral Vocacional na região, ou seja, fazer uma Animação Vocacional na Amazônia, que compreenda os anseios e os sonhos das juventudes – urbanas e ribeirinhas, dos indígenas e dos migrantes”, enfatizou Ir. Ronilton. As temáticas são as mesmas das escolas vocacionais anteriores: Juventudes – aspectos vocacionais e processo de formação; Cultura Vocacional e Projeto de Vida; Antropologia e Teologia da Vocação; Estratégias de atuação com a Animação Vocacional; e Perfil do Animador Vocacional. Além das palestras, com estes temas, haverá oficinas de corporeidade e interioridade.

Última chance

De acordo com o Ir. Márcio Henrique da Costa, que vai falar sobre Cultura Vocacional e Projeto de Vida, esta edição especial reforça a formação, e traz a importância do aprimoramento do conhecimento, com a partilha das experiências vividas na missão. O diretor do Setor de Vida Consagrada e Laicato, do Marista Centro-Norte, também acredita que esta formação contribui cada vez mais para a construção de uma cultura vocacional nas congregações, institutos e na Igreja. As inscrições para a Escola Vocacional de Manaus estão encerradas e esta será a última de 2019. Mas, em 2020, as edições Sudeste e Nordeste vêm com força total!