O secretário-executivo, da UMBRASIL, Ir. Natalino de Souza, e o presidente, da UMBRASIL, Ir. Renato Augusto da Silva, na abertura do Fórum de Gestores de Educação. Foto: UMBRASIL

Entre os dias 24 e 25 de outubro, a União Marista do Brasil (UMBRASIL) promoveu o Fórum de Gestores de Educação do Brasil Marista, reunindo, virtualmente, mais de 2 mil participantes. O evento começou com a acolhida do presidente da UMBRASIL, Ir. Renato Augusto da Silva, que sugeriu uma pausa aos gestores. “Precisamos de uma pausa, este evento é um momento para refletirmos e prospectarmos novos horizontes”, disse ele. E foi com esta motivação que se deu o primeiro painel sobre educação O que é educar para um futuro imprevisível?, que teve à frente o secretário -executivo da UMBRASIL, Ir. Natalino de Souza, e o fundador e CEO, da Thymus Upframing, Ricardo Guimarães.

Programação

O evento contou com extensa programação e participação de nomes importantes do cenário da educação atual. O Ir. Paulo Henrique Soares, coordenador de Evangelização, do Marista Centro-Norte, mediou o painel sobre as Estratégias, para escolas confessionais, de retenção e captação de estudantes, juntamente com o palestrante Christian Coelho, CEO do Grupo Rabbit, no primeiro dia. Ainda no dia 24, a presença do Ir. José de Assis Brito, diretor do Colégio Marista Natal (RN), trouxe relatos de experiências sobre Os desafios e as oportunidades da gestão marista, em colaboração com June Alisson Cruz, diretor-executivo, do Grupo Marista, e com Rogério Anele, superintendente-executivo, da Rede Marista. Seguindo o debate, o primeiro dia ainda teve painéis sobre a Gestão da transformação em uma sociedade em contínuas mudanças, As novas diretrizes curriculares nacionais e a Base Nacional Comum para Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica e As licenciaturas frente aos desafios da Educação Básica.

Educação em debate

O segundo dia, 25, começou com um momento inspirador, quando Ir. Natalino de Souza mencionou o processo de canonização da Irmã Dulce, comparando a sua caminhada ao do fundador Marista, Marcelino Champagnat, visto que ambos assumiram como propósito o “para bem educar é preciso antes de tudo amar”. O primeiro painel teve o ex-ministro da Educação, Renato Janine, falando sobre Educação num contexto de polarização. Em seguida, a mesa redonda, sobre Gestão Educacional em tempos de conflitos, trouxe o ecônomo, do Marista Centro-Norte, Ir. José Augusto Júnior, mediando a temática. No momento dos relatos de experiências, o gerente Socioeducacional, Jefferson de Oliveira, falou sobre Planejamento Estratégico como ferramenta para alavancar resultados acadêmicos e administrativos. Para encerrar, Ir. Renato Augusto reafirmou a importância de eventos como este e destacou a alegria de tornar a UMBRASIL palco de importantes discussões nacionais.