Equipe regional tem como objetivo fortalecer as iniciativas de negociações conjun-tas entre as cinco unidades administrativas da Região América Sul. Foto: divulgação

Entre os dias 15 e 17 de outubro, ocorreu a reunião da Rede de Economatos da Região América Sul. O encontro, realizado em Luján, Buenos Aires, na Argentina, integrou representantes dos sete países que compõem a Região. Além disso, também contou com a presença do ecônomo-geral, do Instituto Marista, Ir. Libardo Garzon, e do secretário-executivo, da Região, Ir. Alberto Aparício. O objetivo da reunião foi partilhar os encaminhamentos realizados até o momento, avaliar as iniciativas em andamento, além de realizar uma análise de orçamentos e negociações conjuntas futuras. Foi uma oportunidade para que o contexto regional siga alinhado com o Instituto.

Consolidação da Rede

Segundo Ir. Alberto Aparício, o grupo destacou os avanços obtidos na área de políticas-econômicas, compras em escala e uso evangélico dos bens. “Sem dúvida, foi uma experiência positiva perceber a consolidação da Rede de Economatos a partir da sua caminhada nos últimos meses”, avaliou Ir. Alberto Aparício. Após os diálogos, foi acordado que serão apresentados os orçamentos regionais e avanços das iniciativas estratégicas na Assembleia Regional de 2020, em Cochabamba, na Bolívia. De acordo com o ecônomo, do Marista Centro-Norte, Ir. José Augusto Júnior, a Rede de Economatos tem papel fundamental na implementação de boas práticas, que viabilizam a sustentabilidade, a transparência e o uso evangélico dos bens. “Nesta tríade, temos os pilares vitais para o futuro da missão marista”, disse.

Participantes

Participaram da reunião os representantes dos economatos: Ir. José Augusto Júnior e Mauri Coelho (Marista Centro-Norte); Ir. Lino Alfonso Jungbluth e Rosângela Specht (Marista Centro-Sul); Luis Antônio da Cruz, Milton de Oliveira e Ir. Lauro Hochscheidt (Marista Sul-Amazônia); Ir Pedro Herreros e Raquel Monje (Santa Maria de Los Andes); Ir. Victorino Maeso, Marcelo Armendáriz, Alejandro Stella e Ir. Alberto Aparício (Cruz del Sur).