Foto: Casa Geral

Em 7 de outubro, festa de Nossa Senhora do Rosário, o Instituto Marista divulgou importante documento denominado Onde quer que vás: Regra de Vida dos Irmãos Maristas. Um texto que permite aprofundar o significado da consagração, fraternidade e missão, e que inspira a caminhada espiritual de maneira integradora. A edição do documento, ainda provisória, está em formato digital, em espanhol e inglês, e está sendo utilizada nas unidades administrativas. A aprovação oficial do documento está prevista para 2 de janeiro de 2020, e, no mesmo dia, será apresentada a todo o Instituto, nas quatro línguas oficiais (francês, inglês, espanhol e português). A edição impressa será produzida em seguida.

Concluindo um processo

Estamos perto da conclusão do processo iniciado em 2013. A comissão, encarregada da revisão das Constituições, levou ao XXII Capítulo Geral a proposta de ter dois textos que representassem oficialmente o carisma marista para a vocação específica do Irmão. No dia 5 de outubro de 2017, em Rionegro, na Colômbia, o Capítulo aprovou a proposta, oferecendo ao Instituto dois textos, as Constituições (com seus estatutos) e a Regra de Vida. A Regra de Vida foi aprovada, globalmente, no último dia do Capítulo, como documento capitular, deixando ao Conselho-Geral a tarefa de elaborar o texto final. Para este trabalho foram levadas em conta as sugestões dos capitulares e o trabalho de uma comissão editorial, que deu forma e unidade a um documento já aprovado em sua estrutura e conteúdo. As Constituições representam um documento estável, de caráter canônico, que define a vida religiosa dos Irmãos na Igreja e é aprovado pela Santa Sé. Por outro lado, a Regra de Vida é um documento capitular, mais flexível, capaz de se adaptar aos tempos, com uma linguagem menos formal, embora também faça parte do direito próprio do Instituto. É composto por três capítulos: o primeiro fala da vocação do Irmão; o segundo, da fraternidade; e o terceiro é sobre a missão.

“Vive tua vocação”

Para o superior-geral, Ir. Ernesto Sánchez, o documento é mais do que uma “Regra” ou regulamento, ele é uma proposta motivadora ao serviço da vida e da vocação como Irmão Marista. “Na caminhada, surgiu a ideia de poder ter um novo documento de direito próprio, a Regra de Vida, que poderia conter aspectos inspiradores, contemplando assim os outros dois documentos de natureza mais canônica”, escreveu o superior-geral. Os outros dois documentos são as Constituições e os Estatutos, que, junto com a Regra de Vida, compõem a tríade da vocação, já descrita no documento como “vive tua vocação com simplicidade, tua missão fundamental é ser Irmão e promover a fraternidade”, pág. 69, Regra de Vida.