De 23 a 26 de setembro, o Conselho Regional, formado pelos Irmãos provinciais, das cinco províncias integrantes da Região América Sul (Centro-Norte, Sul-Amazônia, Centro-Sul, Cruz del Sur e Santa Maria de los Andes), e o Comitê Regional se reuniram, em Assunção, Paraguai, para dialogar e debater sobre as iniciativas que a Região América Sul está realizando. Na ocasião, foi iniciada a preparação para a próxima Assembleia Regional, que será realizada em 2020, em Cochabamba, Bolívia, na qual participarão os Irmãos provinciais e seus conselheiros, coordenadores das equipes regionais, o vigário-geral, Ir. Luis Carlos Gutierrez e os conselheiros-gerais, Ir. Óscar Martín Vicario e Ir. Sylvain Ramandimbiarisoa.
Projetos regionais
Os participantes da reunião abordaram temas relacionados ao andamento dos projetos já aprovados em encontros anteriores, como os de Planejamento Estratégico, Escola Vocacional e Rede de Escolas, e reafirmaram o empenho de todos para dar continuidade às orientações do Instituto, especialmente no que se refere aos cursos de formação. Com relação à organização da Assembleia Regional, um dos temas abordados foi a necessidade de fortalecer a formação e as orientações a serem dadas em situações de crises institucionais. Igualmente, falou-se da importância da participação de todos nas temáticas sobre solidariedade, particularmente, no que diz respeitos às correntes migratórias da atualidade. A possibilidade de se implementar uma marca regional, o projeto de seleção de especialistas em temas que possam contribuir com a missão, a configuração de uma equipe para a formação inicial e permanente, e a constante revisão da caminhada que a Rede de Escolas está realizando, também foram assuntos discutidos.
Fraternidade e futuro
O clima de fraternidade, ainda que o trabalho fosse intenso, marcou o encontro. No dia 24, à noite, os participantes foram brindados, por alunos da Escola Marista Champagnat de Coronel Oviedo, com as danças típicas e canções tradicionais, entre as quais, uma composição criada para o bicentenário marista, pelo grupo Hermitage, desta mesma escola. Para o Ir. Ataide José de Lima, a Região América Sul é um projeto, ao mesmo tempo, de afirmação e de reconfiguração da presença marista e do nosso modo de fazer a missão se tornar realidade na América-Sul. “Isto significa dizer: oportunidades de nos conhecer, de nos apoiar, de trocar experiências, de aprender uns com os outros para que todos, segundo a realidade onde se encontram, sejam mais efetivos e, assim, a missão seja renovada e ampliada. Como a sociedade que está em transformação, nós também desejamos nos transformar, para atender aos clamores das crianças e jovens, segundo o que nos pediu Champagnat”.