Mais um Encontro Regional de Comunidades ocorreu neste último final de semana, no Espaço Champagnat, em Itamaracá (PE). De 13 a 15 de setembro, os Irmãos das comunidades de Maceió (AL), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA) e Surubim (PE) se reuniram para refletir sobre a realidade das comunidades, da Província Marista Brasil Centro-Norte, frente aos desafios da vida consagrada e laicato na atualidade. Com o tema Fraternidade e Profecia nos tempos atuais, o encontro reuniu 25 participantes, em torno do lema Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus (Mq. 6,8). Este encontro encerrou a agenda de eventos para o segundo semestre, sendo que, antes dele, houve mais três encontros.
Programação e atividades
Promovido pelo Setor de Vida Consagrada e Laicato, o Encontro Regional de Comunidades propõe a mesma programação para todos os eventos, já que cada encontro regional engloba comunidades específicas. Neste evento, houve dinâmica de entrosamento e de apresentação entre os participantes, além de palestras sobre a temática do evento, proferidas pelo Irmãos Natalino Guilherme de Souza e Maicon Donizete Silva. No momento do Diálogo Aberto, todos se reuniram com o provincial, Ir. Ataide José de Lima, e com os conselheiros sobre os grandes projetos realizados até agora. Além disso, os Irmãos ainda trataram de temas como governança, como comitês estratégicos, planejamento estratégico e operações econômico-financeira. Região América Sul, Economato Provincial, Casas de Formação e Organização Religiosa também foram assuntos previstos na pauta do encontro.
Assembleia dos Irmãos
Para o diretor do Setor de Vida Consagrada e Laicato, Ir. Márcio Henrique da Costa, o último Encontro Regional de Comunidades de 2019 foi repleto de significado. “Os encontros regionais de comunidades foram também um tempo de convivência fraternal, com momentos de partilha de vida e experiências. Sem dúvida, momentos como este renovam o sentido da nossa consagração e nos desafiam a encontrar novas perspectivas para a vivência da nossa vocação”, declarou Ir. Márcio Henrique.
Antes deste último encontro, os Irmãos se reuniram em Brazlândia (DF) e Rio de Janeiro, no mês de agosto; e, em Fontainhas (CE), de 30 de agosto a 1º de setembro. Para 2020, outras atividades estão sendo preparadas para reunir as comunidades, com o intuito de mudar a dinâmica dos encontros, porém, sem alterar o compromisso e a missão da congregação. Para o próximo ano, já está previsto no Calendário Provincial, a Assembleia dos Irmãos, que deve ocorrer 15 a 19 de julho, em Recife (PE).