Desde 2014, o Marista Centro-Norte celebra a Semana Vocacional em agosto, mês estabelecido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, para festejar as vocações. Neste mês, as Unidades Socioeducacionais são convidadas a participar da Semana Vocacional Marista 2019, de 12 a 17 de agosto. Com o tema Vocação, sinal de Deus e o lema Sois farol de esperança para o mundo, espera-se que este seja um tempo de reflexão e promoção da cultura vocacional nos ambientes de atuação. A Semana Vocacional também se configura como momento especial para que os grupos vocacionais possam ser renovados e possam vivenciar a etapa Despertar, que compõe o Itinerário Vocacional.
Somos sinais de Deus
Ao trabalhar com o tema Vocação, sinal de Deus, o Setor de Vida Consagrada e Laicato, promotor da Semana Vocacional, buscou inspiração na Bíblia, que traz a palavra sinal, descrita mais de cem vezes em seus textos e narrativas, como ponto principal da vocação. É como se fosse um chamado de Deus, uma mensagem que orienta na direção verdadeira a seguir. Seria uma simbiose com a palavra vocação, que significa chamar, e que compõe com a palavra sinal a temática proposta para a Semana.
Para o superior-geral, do Instituto Marista, Ir. Ernesto Sánchez, “não se tem uma vocação, a pessoa é a vocação. Ao entrar no terreno do ser, a vocação engloba a totalidade da pessoa, assim podemos entender que a busca da própria vocação coincide com a busca da felicidade, somente conhecida a partir da experiência do amor”.
Dimensões práticas
O texto-base da Semana Vocacional traz alguns elementos práticos para serem trabalhados durante o período, sempre em resposta à pergunta: de que forma podemos ser farol de esperança? As dinâmicas das atividades seguem as sugestões da Cartilha de Boas Práticas, que, compõem junto das músicas e dos vídeos sugeridos, as ações que serão propostas e trabalhadas, pelas Unidades Socioeducacionais, durante a Semana Vocacional 2019.