Missionários, da Escola Marista Champagnat de Teresina, saíram a campo pela Missão Marista de Solidariedade, no município de Lagoa Alegre (PI), de 20 a 23 de junho. Foto: Escola Marista Champagnat de Teresina

O Colégio Marista de Patos de Minas (MG) se prepara para realizar a Missão Marista de Solidariedade (MMS) nos próximos dias, de 13 a 16 de julho, no distrito de Pindaíbas, a 42km de Patos de Minas. Esta é a sétima unidade socioeducacional, do Marista Centro-Norte, que realizará a MMS até o momento, e, a partir do segundo semestre, outros 17 colégios e escolas mobilizarão seus estudantes para participar desta atividade pastoral-pedagógica que tanto contribui para a missão do Instituto.

Ao todo, serão aproximadamente 50 pessoas, entre alunos do 9º ano, do Ensino Fundamental II, e do Ensino Médio, ex-alunos e comunidade pedagógica que levarão aos moradores de Pindaíbas algumas perspectivas, possibilidades e oportunidades. Nas atividades e ações propostas estão visitas às famílias, missas, gincanas, brincadeiras, oficinas de teatro e de expressão corporal e “arraiá” solidário. Para o coordenador de Pastoral, da unidade, Ir. José Sotero, o objetivo da MMS é desenvolver cidadania e gerar oportunidades na construção de uma sociedade mais inclusiva, justa e fraterna.

Não nos cansemos de fazer o bem!

Quem já fez a Missão garante que é uma oportunidade única. A agente de Pastoral, da Escola Marista Champagnat de Teresina (PI), Rafaela Maria, afirmou que é um momento de arregaçar as mangas e colocar os pés no chão. “É um chão repleto de dificuldades, porém cheio de amor. Foram tantas visitas, nas quais se podia ver a face de Deus estampada no rosto daquelas pessoas simples, mas tão completas com o pouco que tem. Com certeza, os objetivos da MMS foram cumpridos e a missão não pode parar por aqui”, declarou Rafaela, que realizou a MMS entre os dias 20 e 23 de junho.

A Escola Marista Champagnat de Teresina executou a Missão no município piauiense de Lagoa Alegre, com o objetivo de favorecer a vivência como possibilidade de estudo e de transformação social, cultivando a cultura da solidariedade e tornando Jesus Cristo conhecido e amado. Durante quatro dias, os missionários se dividiram em equipes e promoveram momentos de oração, missas, oficinas, atividades diversas e noite cultural, em ritmo de São João.

Próximas Missões

O segundo semestre será movimentado para os missionários maristas. Serão 17 unidades que realizarão a Missão Marista de Solidariedade de julho a novembro. O Colégio Marista Patamares, de Salvador (BA), é o próximo a cumprir a missão, entre os dias 16 e 20 de julho. Nos meses vindouros, agosto e setembro, as unidades cariocas São José Barra e Tijuca, o Colégio Marista de Aracati (CE), o Colégio Marista de Varginha (MG), o Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, de Belém (PA), e o Colégio Marista de Palmas (TO) levarão para as comunidades eleitas um pouco mais de esperança!