A Nunciatura Apostólica no Brasil, que representa a Santa Sé, em território brasileiro, prestou homenagem ao Papa Francisco, na última segunda-feira (1º), por ocasião do Dia do Papa, que é comemorado mundialmente em 29 de junho. Na oportunidade, estiveram presentes representantes do Marista Centro-Norte, nas pessoas do provincial, Ir. Ataide José de Lima, do ecônomo, Ir. José Augusto Júnior, e do coordenador de Evangelização, Ir. Paulo Henrique Soares. Os maristas foram recepcionados pelo Núncio Apostólico do Vaticano no Brasil, Dom Giovanni d´Agnello, para uma cerimônia que contou com a presença de autoridades, representantes canônicos e outras personalidades de diversos setores.
Em torno da mesma mesa
Durante a cerimônia, celebrou-se a comunhão com o Papa Francisco, com a presença de autoridades, civis, políticos, e, sobretudo, religiosos. Esta comunhão com o Pontificado do Papa Francisco é também uma comunhão com os seus ideais de construção da dignidade humana, de reafirmação dos valores humanos, a partir da ética cristã.
Para o provincial, Ir. Ataide José de Lima, participar desta homenagem foi uma oportunidade para perceber o quanto a liderança do Papa é respeitada e reconhecida, não só no mundo religioso e político, mas também diplomático. “O Papa Francisco, com o seu carisma alegre, jovial e acessível, além de grande capacidade de comunicação, é um líder mundial, que, por onde passa, deixa sempre uma mensagem de paz e entendimento entre os povos e de valorização das pessoas, segundo o exemplo de Jesus Cristo, de quem ele é, para nós, o maior representante”, declarou o provincial.
De acordo com o Ir. Paulo Henrique Soares, o jantar foi um momento de celebração e confraternização, em homenagem ao Papa Francisco. “O Papa é, hoje, no mundo, uma figura convergente de paz, de busca da dignidade humana e da cultura da solidariedade. Estávamos em torno da mesma mesa, em comunhão com o Bispo de Roma, que preside a Igreja na caridade”, afirmou o coordenador.
Nunciatura e Núncio: dados e informações
A Nunciatura Apostólica no Brasil representa o mais alto nível das missões diplomáticas da Santa Sé, equivalente a uma embaixada. Seu titular, o Núncio Apostólico, é, portanto, um embaixador da Santa Sé no país a que foi designado. A única Nunciatura Apostólica da Santa Sé no Brasil está sediada em Brasília, e Dom Giovanni d´Agnello assumiu o posto em 10 de fevereiro de 2012, representando o Vaticano e Santa Sé no País. Ele ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1983, tendo desempenhado suas atividades, sucessivamente, junto às representações pontifícias em Burundi, Tailândia, Líbano e, atualmente, no Brasil.