Carmen Barbosa, Gandhy Piorsky e Maria Graça Horn, duran-te painel do Fórum de Educação Infantil – Foto: União Marista do Brasil

Refletir sobre a proposta educativa-evangelizadora relacionada às infâncias foi a temática do Fórum de Educação Infantil, realizado na última semana (9/5), pela União Marista do Brasil, em parceria com Grupo de Trabalho de Educação Infantil do Brasil Marista. O evento virtual contou com a participação de profissionais da Província Marista Brasil Centro-Norte e teve como tema os campos de experiências – protagonismo e direito das crianças.

Na ocasião, foi lançada a Matriz Curricular de Educação Infantil do Brasil Marista, importante instrumento orientador das ações estratégicas, evangelizadoras e pedagógicas, que norteiam o segmento da Educação Infantil nas três províncias brasileiras. O Fórum contou com uma programação variada, subdividida em painéis de discussão sobre a temática, dos quais participaram 804 educadores.

No primeiro painel, Ricardo Mariz, coordenador da área de Missão e Gestão, da União Marista do Brasil, Maria Carmem Barbosa, organizadora do livro Campos de Experiência na Escola da Infância, e Zilma Oliveira, da Universidade de São Paulo – USP, apresentaram importantes reflexões sobre a Matriz Marista e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Na sequência, a programação trouxe Gandhy Piorski, referência e pesquisador das infâncias, Maria da Graça Horn, autora da obra Sabores, Cores, Sons e Aromas – a organização dos espaços da Educação Infantil, e, novamente, Maria Carmem Barbosa, que discorreram sobre os campos de experiência no que tange aos sentidos, saberes e ações pedagógicas na Educação Infantil.

Ir. Renato Augusto da Silva – Foto: União Marista do Brasil

No último painel, o vice-presidente das mantenedoras UBEE-UNBEC, Ir. Renato Augusto da Silva, e o gestor da Coordenação de Evangelização, da Província Marista Brasil Centro-Norte, Ir. Paulo Henrique Soares, falaram sobre o carisma marista nos campos de experiências da Educação Infantil, fortalecendo os valores institucionais. “O carisma e o jeito maristas, para além da teoria, são vivenciais e fazem parte das tarefas dos educadores nas atividades diárias junto à comunidade educativa”, declarou Ir. Renato. *com informações da União Marista do Brasil.